segunda-feira, 30 de junho de 2014

Angola/PALOP reúnem em Cimeira



30 junho 2014, Jornal de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao (Angola)

Kumuênho da Rosa

Os líderes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa realizam hoje em Luanda a cimeira constitutiva do Fórum PALOP, uma plataforma de concertação política, diplomática e de cooperação que pretende dar um novo impulso à organização e às relações entre os Estados em que se fala português no continente africano.

Em declarações ao Jornal de Angola, o director para África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores, Joaquim do Espírito Santo, disse que o principal propósito da cimeira é criar um mecanismo de concertação entre os líderes dos cinco países africanos de expressão portuguesa e recuperar o espaço
perdido com o surgimento da CPLP.

“Antes de haver a CPLP já tínhamos os PALOP, mas a organização foi perdendo espaço até chegarmos ao estado actual. O FORPALOP vai relançar essa plataforma de concertação dos países africanos de língua oficial portuguesa", frisou.

A abrir a cimeira são esperadas duas intervenções: do Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, enquanto anfitrião, e do Chefe de Estado de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, líder em exercício dos PALOP. Com o surgimento da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP),  a 17 de Julho de 1996, a organização africana luso-falante praticamente saiu de cena. Há 22 anos que os líderes dos PALOP não se reúnem, o que reflecte o quadro que se quer corrigir com o lançamento do Fórum PALOP.
 
“Pretende-se resgatar o espaço de concertação de posições entre africanos sobre questões mundiais, mas também sobre aquelas questões de interesse estrito dos africanos, que nada têm a ver com o Brasil ou com Portugal", sublinhou o embaixador Joaquim do Espírito Santo. Num fórum maior que é a CPLP, referiu, esperamos que a organização africana ganhe força e capacidade de influência para  defender melhor as posições africanas.

A cimeira constitutiva do Fórum PALOP, que inicialmente estava marcada para a cidade da Praia, Cabo Verde, pode representar também o começo da presidência de Angola, respeitando a ordem alfabética.

Momentos da cimeira

Três momentos devem marcar esta cimeira: os discursos iniciais do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos e do Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, a reunião propriamente dita e a assinatura da declaração constitutiva.

Alicerçado nos princípios da igualdade, soberania e independência dos Estados membros, da não ingerência nos assuntos internos de cada Estado e do respeito pelos princípios democráticos, o  FORPALOP é um órgão multilateral, que privilegia a concertação político-diplomática e de cooperação, bem como de aprofundamento das relações de amizade e solidariedade.

A plataforma de concertação política dos países africanos que se expressam em português pauta-se pelo respeito pelos direitos humanos e o Estado de Direito, a integridade territorial, promoção da paz e da segurança internacionais, a resolução pacífica de conflitos, bem como a observância do preceituado no Acto Constitutivo da União Africana.

Nenhum comentário: