quinta-feira, 1 de julho de 2010

Angola no encontro de bispos de Comunidade de Língua Portuguesa

Luanda, 1 julho 2010 (Angola Press) - Uma delegação de prelados angolanos, chefiada por don Filomeno Vieira Dias, deixou hoje (quinta-feira), a cidade de Luanda, com destino a São Tomé e Príncipe, a fim de participar num encontro da Comunidades de Bispos dos Países de Língua Portuguesa (CEASP), a decorrer de três (3) a nove (9) de mês Julho.

A informação foi prestada a Angop no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro pelo referido sacerdote que explicou que o encontro tem sido anual e este ano tem como o tema “ a luta contra pobreza nos países de expressão portuguesa”, visto ser uma realidade nas oitos nações lusófonas.

Segundo o entrevistado, o fórum tem carácter de concertação de ideias, troca de experiência sobre as actividades da vida das igrejas a nível dos Estados de expressão portuguesa e, a partir destas informações, os presentes vão falar sobre os desafios que a igreja enfrenta para os pró ximos tempos.

Para o presidente da comissão das comunicações sócias de CEASP, “o encontro é de grande importância porque nele vai se falar da comunhão e da pobreza que tem vindo aumentar nos países de língua portuguesa a partir mesmo da própria Europa”.

Durante o encontro, a ter lugar a três de Julho, vai celebrar-se as festividades do padroeiro de São Tomé e Príncipe, uma actividade igualmente considerada de “muito importante para os cristãos daquele país, ocasião que vai servir para apresentar também um padre que estudou no seminário de Benguela, o terceiro a ser formado em Angola”.

No âmbito da actividade, a delegação chefiada pelo bispo Vieira Dias vai visitar algumas localidade de São Tomé e Príncipe para se conhecer a realidade histórica, cultural e social actual daquele país.

A delegação de bispos regressa no dia 10 de Julho.

Nenhum comentário: