sexta-feira, 16 de julho de 2010

CPLP/Brasil acredita que presidência de Angola pode enriquecer a comunidade

Brasília, 16 julho 2010 (Angola Press. Do enviado especial) – O sub-secretário-geral político do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Brasil, Piragibe Tarragô, afirmou hoje, em Brasília, que o tema “Solidariedade na Diversidade” escolhido por Angola para o período em que estiver na presidência na CPLP, poderá servir de factor de enriquecimento para a comunidade lusófona.

O embaixador falava a jornalistas angolanos no Palácio de Itamaraty (sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Brasil), a propósito da realização, na capital angolana, Luanda, da VIII Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), a 23 de Julho.

Na opinião do diplomata, a diversidade nos diferentes estados da comunidade é uma riqueza que deve ser explorada nas suas vertentes cultural, económica, institucional e outras, para que seja aproveitado o que existe de melhor.

“Por exemplo, a riqueza que África tem na área cultural é fantástica. O Brasil bebeu muito dessa fonte. A nossa cultura deve muito à cultura africana e nós gostaríamos de continuar a beber dessa fonte”, afirmou Piragibe Tarragô.

Entretanto, acrescentou que o Brasil também pode oferecer algo através do que já produz, em termos de diversidade cultural.

“A solidariedade vem através da cooperação, para onde a diversidade é negativa, por exemplo no lado económico e social, onde há grandes disparidades, grandes desigualdades, a nossa solidariedade irá, através da cooperação, no sentido de reduzir essas desigualdades, esses desequilíbrios que existem”, sublinhou.

Angola e o Brasil fazem parte da CPLP, juntamente com Portugal, Timor Leste, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau.

Nenhum comentário: