quinta-feira, 8 de julho de 2010

Cuba/Ministra divulga visão estratégica do ensino superior em Angola

Havana, 6 julho 2010 (Angola Press) - A ministra do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia, Maria Cândida Teixeira, realçou em Havana que o seu pelouro está a trabalhar no sentido de consolidar a visão e a estratégia de desenvolvimento do ensino superior em Angola, aprovada em Conselho de Ministros.

Intervindo na sessão de abertura do primeiro encontro de reitores angolanos e cubanos realizados em Cuba, ministra disse que este encontro serve exactamente para divulgação dessa estratégia e permitir a recolha de contribuições dos diversos actores e parceiros, com vista a enriquece-la.

A ministra salientou o facto de o governo angolano ter aprovado em dezembro de 2006 o documento orientador do subsistema do ensino superior denominado "Linhas Mestras para a melhoria da gestão do subsistema do ensino superior".

De acordo com a governante, o documento reflecte os principais desafios diagnosticados neste subsistema de ensino, tendo destacado a orientação que sugere a criação de sete regiões académicas, bem como difine quatro vectores principais que devem guiar o Ensino superior no país.

A regulamentação do Decreto nº 90/09 de 15 de dezembro de 2009 que estabelece as normas gerais reguladoras do subsistema de ensino superior no país é um desafio que se impõe, pois, com a regulamentação deste diploma legal permitiria o melhor conhecimento e por arrasto mais respeito a esse instrumento normativo - adiantou.

Para a ministra, a qualidade do nosso ensino superior é outro desafio que pende sobre os "ombros" do governo angolano e particularmente do ministério vocacionado - disse.

Segundo a titular, há atencão em se cumprir a orientação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, segundo a qual se deve trabalhar mais para uma melhor qualidade do nosso ensino superior e o reforço da formação prática, a investigação científica, com realce para a pesquisa aplicada e associada a estratégia de desenvolvimento da economia nacional.

Os reitores e directores-gerais de universidades e institutos de ensino superiores de Angola encontram-se na cidade de Havana, Cuba, a trabalhar desde o dia 1 de julho com os seus homólogos cubanos.

Este primeiro encontro de reitores angolanos e cubanos resulta da materialização de uma das cláusulas do acordo de cooperação entre os dois países, assinado em 2007, segundo o qual os reitores e directores gerais de instituições do ensino superior deverão realizar encontros regulares que ocorrerão alterndamente em cada um dos países.

Durante os trabalhos, os participantes reflectiram sobre os 50 anos do ensino superior revolucionário em Cuba, gestão universitária da ciência e da inovação para o desenvolvimento socioeconómico dos países, panorama geral da situação do ensino superior em Angola.

Nenhum comentário: