quinta-feira, 22 de abril de 2010

Moçambique/Setenta empresários a caminho de Portugal

Um total de 70 homens de negócios integra a missão empresarial que irá acompanhar, no final deste mês, o Presidente da República, Armando Guebuza, na sua visita a Portugal. Para além de aprofundar o intercâmbio entre os dois países espera-se que esta deslocação proporcione uma oportunidade para se firmar parcerias em diversos ramos de actividade, nomeadamente Construção Civil, Mineração, Agro processamento, Energias Renováveis, Metalomecânica, Turismo, Comércio, entre outros.

22 abril de 2010/Notícias

Os dados disponíveis indicam que Armando Guebuza prevê efectuar uma visita de Estado a Portugal de 28 a 30 de Abril, a primeira àquele país europeu depois da sua reeleição, em Outubro de 2009, para mais um mandato de cinco anos. A visita de Armando Guebuza surge em retribuição à efectuada a Moçambique em Março de 2008 pelo seu homólogo português, Aníbal Cavaco Silva, com o objectivo de relançar a cooperação bilateral.

Falando ontem a jornalistas em Maputo, Salimo Abdula, presidente da Confederação das Associações Económicas (CTA), disse que Moçambique e Portugal têm muito a trocar na área de negócios, sublinhando que muitos moçambicanos detêm recursos, mas falta-lhes a componente financeira e tecnológica, pelo que esta visita reveste-se de capital importância para a solução de alguns desses problemas.

Referiu, igualmente, que uma das mensagens que os empresários levam a Portugal é que através de Moçambique estes podem alcançar mercados muito mais vastos e competitivos, como o da SADC, com mais de 200 milhões de habitantes, o norte-americano, através da iniciativa AGOA, e ainda o mercado asiático, recorrendo à China.

Com a chegada a Lisboa prevista para o dia 27 de Abril, os empresários deverão participar num plano de visitas a alguns locais importantes para o Estado português, em bolsas de contactos e ainda em seminários económicos onde será apresentado o actual ambiente de negócios em Moçambique, as oportunidades que existem e algumas experiências de empresas portuguesas que operam no nosso país.

Moçambique e Portugal mantêm um longo intercâmbio empresarial e esta será a segunda e maior missão empresarial moçambicana a escalar aquele país. A primeira integrava 50 empresários. Recentemente, cerca de 50 empresários portugueses visitaram Moçambique numa missão chefiada pelo Primeiro-Ministro português, José Sócrates.

Com esta visita, Salimo Abdula diz acreditar que algumas empresas terão a oportunidade de revisitar os entendimentos alcançados em Maputo, enquanto outras vão aprofundar ainda as discussões já iniciadas com vista a estabelecerem futuras parcerias.

Portugal é muito forte na área das energias renováveis e Moçambique localiza-se numa região com um forte défice de energia, razão pela qual se acredita que existe uma grande oportunidade para os empresários lusos investirem nesta área.

Nenhum comentário: