sexta-feira, 16 de abril de 2010

Moçambique/Economia : Aumenta crédito

O crédito concedido à economia nacional atingiu no final do mês de Fevereiro do presente ano 72.533.8 milhões de meticais, correspondentes a uma expansão anual de 54,4 porcento. Em Fevereiro do ano passado o crédito à economia havia registado uma expansão anual de 48,8 porcento, num período em que se assistiu a uma contracção no financiamento externo como resultado da crise financeira internacional e do efeito da depreciação cambial.

16 abril 2010, Notícias

Recentemente o Comité de Política Monetária do Banco de Moçambique (CPMBM) esteve reunido, em Maputo, para avaliar os desenvolvimentos económicos e financeiros mais recentes, tendo verificado, entre outros aspectos, que em Fevereiro de 2010 os preços médios das principais mercadorias exportadas por Moçambique registaram um decréscimo, com destaque para os do açúcar e do alumínio, que sofreram reduções de 8,5 porcento e 7,9 porcento, respectivamente.

Num comunicado de Imprensa recebido na nossa Redacção, o CPMBM refere também que os preços médios de alguns produtos importados por Moçambique, com impacto na inflação doméstica, reduziram, com destaque para o trigo e milho, que viram os seus custos abrandar 3,4 porcento; o arroz viu o preço baixar 2,2 porcento, enquanto que o petróleo em bruto ‘Brent’ baixou 2,7 porcento.

O CPMBM refere-se ainda ao facto de em Março de 2010 o índice de Preços no Consumidor (IPC) da cidade de Maputo ter tido uma variação positiva de 1,16 por cento, comparada com 1,69 porcento no mês anterior, elevando a inflação acumulada para 5,07 porcento. O aumento da inflação deveu-se em parte, segundo a fonte, à apreciação do rand em relação ao metical, bem como pela revisão, em alta, dos preços dos combustíveis e da tarifa de água.

Tendo em consideração a evolução dos indicadores analisados, as medidas governamentais de ajustamento dos preços administrados; as estimativas macroeconómicas de curto e médios prazos; bem como os potenciais factores de risco o CPMBM deliberou rever as taxas e manter os níveis necessários de intervenção nos mercados interbancários, de modo a conter o saldo da base monetária nos 23.854 milhões de meticais, no final do mês de Abril de 2010.

Com essa medida, o CPMBM pretende contribuir para que os objectivos finais de uma inflação média anual de um dígito e de reservas internacionais equivalentes a cerca de cinco meses de cobertura de importações de bens e serviços possam ser atingidos.

Nenhum comentário: