quarta-feira, 14 de abril de 2010

Chile/Piñera põe reconstrução nas mãos de empresas ligadas a ministros

13 abril 2010/Vermelho http://www.vermelho.org.br

O governo de Sebastián Piñera concede, sem licitação, a milionária provisão dos materiais para a reconstrução do Chile após o terremoto de fevereiro, a apenas três grandes empresas. A notícia foi recebida como um balde de água fria pelas pequenas e medias empresas de construção. As empresas beneficiadas são ligadas diretamente aos membros do seu gabinete de ministros e outros funcionários.

Através de uma circular do Ministério do Interior, o governo informou que três grandes e conhecidas empresas da construção serão escolhidas como provedoras do programa “Mãos à Obra”, para o fornecimento de insumos aos municípios afetados pelo terremoto e tsunami ocorrido em 27 de fevereiro deste ano.

A notícia veio como um balde de água fria e como um desprezo por parte dos representantes das PYME (Pequenas e Medias Empresas) relacionados ao meio. Em declarações dadas à própria emissora, o presidente da Confederação de Comércio a Varejo, Rafael Cumsille, disse que o setor não ficou sabendo da existência deste plano, do qual também não havia antecedentes no portal de ChileCompra.

"Para ser mais exato, nós não tivemos conhecimento, se houve ou não licitação. Na verdade não sabemos a forma como essa operação ocorreu. Eu, sinceramente, lamento que este tipo de aquisições de tal magnitude ocorra nas mãos de um grupo de grandes empresas", disse ele.

Circular 27, emitida na terça-feira 30 de Março, argumenta que as empresas escolhidas são atores com vasta experiência no mercado de venda e distribuição de materiais de construção e com capacidade de entrega de materiais para todas as comunas que participam do programa.

Uma ajudinha para amigos
Sodimac, uma das empresas que receberá cerca de $ 5 milhões de dólares para o fornecimento de materiais de construção nos municípios afetados pertence à holding Falabella. Alfredo Moreno, o novo chanceler de Piñera, foi diretor dessa rede de lojas de varejo no Chile até se juntar ao gabinete do empresário.

A empresa Easy por sua vez, faz parte do holding Cencosud, que também conta com uma rede de lojas de material de construção a varejo na Argentina. Esta cresceu no Chile através da compra de grandes lojas de ferragens regionais, tais como Almacenes Paris e Proterra, justamente na área mais afetada pelo terremoto, Chillán. Laurence Golborne, atual Ministro de Mineração de Piñera, foi gerente-geral da Cencosud no período de 2000 a 2008.

Construmart também surgiu a partir da "fusão" de outras três lojas de material de construção por atacado. É controlada por três famílias: Chicharro, Eguiguren e Corbella. Em novembro de 2009 acrescentou um oitavo membro na sua Diretoria: Gerardo Jofre. Antes da chegada de Piñera ao governo, a presidente Michelle Bachelet o nomeou membro da diretoria da estatal do cobre Codelco. (Fonte: Question Digital)

Nenhum comentário: