quinta-feira, 29 de abril de 2010

Angola/Rubricado protocolo para relançamento da cooperação com Cuba

Luanda, 28 abril 2010 – A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, e o seu homólogo cubano, Abel Prieto, assinaram hoje, em Luanda, um protocolo de cooperação, para relançar e reforçar o intercâmbio cultural entre os dois países.
O protocolo vai abranger as áreas de Formação Artística, na qual o país irá contar com professores cubanos para leccionarem diversos cursos, como artes plásticas, dança, música, teatro e cinema.

À luz desse protocolo, os dois países poderão produzir filmes e documentários sobre a luta de libertação, recuperação do acervo filmográfico, formação de quadros em Cuba e amostra de cinema entre ambos os países.

O convénio abarca ainda o projecto “Rota dos Escravos”, que prevê a publicação de uma síntese sobre as vivências linguísticas “Congo, Mayombe e Angola” em Cuba, troca de conferencistas, exposição, documentação e ainda a produção de uma publicação sobre o tráfico de escravos entre Angola e aquele país.

No domínio da produção literária, as partes concordaram em elaborar uma antologia com autores nacionais, destinada aos leitores cubanos, assim como a parte angolana comprometeu-se em ceder a Cuba os direitos de autor destas obras.

No campo do património arquitectónico está prevista para os próximos tempos a visita do historiador cubano Eusébio Leal para a realização de conferências sobre a preservação dos centros históricos das cidades angolanas.

Na área da biblioteca prevê-se intensificar o intercâmbio de informações bibliográficas, assim como a formação de técnicos do sector.

No que tange ao domínio do arquivo, o país enviará técnicos para Cuba a fim de serem formados na área do restauro de documentação, enquanto que no sector dos museus as parte vão cooperar na formação de especialistas em museologia.

Assistiram ao acto, realizado numa das salas do Ministério da Cultura, directores nacionais e funcionários seniores da instituição, incluindo o seu vice-ministro, Cornélio Caley, assim como representantes da delegação cubana e representantes do corpo diplomático de Cuba em Angola, com destaque para o seu embaixador, Pedro Ross Leal.

Abel Pietro encontra-se em Angola desde sábado, a convite da sua homóloga angolana, Rosa Cruz e Silva.

Foi recebido hoje pelo presidente da Assembleia Nacional, Paulo Kassoma, assim como teve um encontro com os membros da União dos Escritores Angolanos e a Fundação Agostinho Neto.

Nenhum comentário: