terça-feira, 27 de abril de 2010

Moçambique/Governo negoceia mais fundos para electrificação rural

26 abril 2010/Rádio Moçambique (RM)

O Governo está a negociar com os parceiros, a alocação de mais 124 milhões de dólares para poder dar continuidade ao processo de electrificação rural, cuja conclusão está prevista para 2014.

Desde o arranque da implementação deste projecto na década passada foram ligadas à rede nacional de energia, 89 sedes distritais faltando por electrificar 39.

Nazário Meguigy, director de Estudos e Planificação no Ministério da Energia, disse recentemente que das 39 sedes distritais ainda por electrificar, o Governo tem assegurados financiamentos para 28 distritos ficando o remanescente, ou seja, onze distritos, sem a cobertura financeira necessária.

Segundo os planos definidos pelo Governo, os montantes agora em negociação servirão para cobrir os distritos de Balama e Namuno, em Cabo Delgado, Majune, Mavago, Muembe, Ngauma e Mecula, na província do Niassa, Machaze, em Manica, as vilas Eduardo Mondlane, Pafuri, Mapai e Massangena, na província de Gaza.

No global, o Governo investe, anualmente, cerca de 100 milhões de dólares norte-americanos, na prossecução da electrificação rural. Para o presente ano espera-se que sejam cobertos cinco novas sedes distritais, enquanto que outras 18 sedes de distritos serão electrificadas em 2011.

O programa prevê ainda a cobertura de quatro outros distritos em 2012 e um distrito em 2013.

A estratégia do Governo para o sector de energia, aprovada em meados do ano passado, ambiciona que cerca de 90 mil novos consumidores sejam anualmente ligados à rede de energia eléctrica até 2013.

A concretização deste propósito levará a que o número de beneficiados passe para cerca de 3.5 milhões de moçambicanos, tornando a taxa global de acesso à energia no país em mais de 17 porcento.

Em 2014, ano em que todas as 128 sedes distritais estarão ligadas à rede nacional, pretende-se que a percentagem atinja cerca de 23 porcento da população.

Até ao presente momento, fruto dos investimentos realizados, a taxa global de acesso à electricidade passou de sete porcento em 2005 para cerca de 14 porcento em apenas quatro anos, o que se traduz em 340 mil novos consumidores.

Na região da África Subsahariana estima-se que menos de dez porcento das habitações rurais têm acesso à electricidade e a taxa de acesso global situa-se abaixo dos 25 porcento.

As causas desta situação variam desde impedimentos económicos e falta de financiamento até políticas e planos de programas de electrificação sub-optimais.

Nenhum comentário: