quarta-feira, 28 de abril de 2010

Moçambique/Presidente Guebuza deixou Maputo para uma visita de dois dias a Portugal

28 abril 2010/Rádio Moçambique (RM)

O presidente Armando Guebuza, inicia amanhã, 29, uma visita de dois dias a Portugal para "consolidar e desenvolver as relações entre os dois países ao nível político e empresarial".

A visita de Estado "realiza-se num período em que as relações de amizade e cooperação entre os dois países se situam num nível bastante elevado, resultado alcançado durante as visitas realizadas pelo presidente da República Portuguesa, em 2008, e pelo primeiro-ministro de Portugal, em 2010", diz a presidência de Moçambique em comunicado.

Na visita de Estado, a convite de Aníbal Cavaco Silva (feito após a vitória de Armando Guebuza nas eleições presidenciais do ano passado), o presidente moçambicano é acompanhado por cerca de 70 empresários de áreas como energia, construção civil, imobiliário, turismo, metalomecânica, banca, indústria, agricultura e minas.

Armando Guebuza, que viaja com a mulher, Maria da Luz Guebuza, é ainda acompanhado do ministro dos Negócios Estrangeiros, Oldemiro Baloi, ministro das Finanças, Manuel Chang, ministro do Turismo, Fernando Sumbana, e ministro da Energia, Salvador Namburete.

O presidente terá encontros com o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, e com o primeiro-ministro, José Sócrates. Armando Guebuza visita também a Assembleia da República, participa num seminário com empresários dos dois países e tem um encontro com a comunidade moçambicana residente em Portugal.

A visita oficial inicia-se na manhã de quinta-feira, com honras militares na Praça do Império e a deposição de uma coroa de flores no túmulo de Camões, seguindo-se um encontro com Cavaco Silva, seguido de almoço.

Durante a tarde Armando Guebuza é recebido em sessão solene na Assembleia da República, onde intervém, e visita depois a sede da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e a Universidade Lusófona, onde será descerrada uma placa (no auditório da Biblioteca) com o seu nome.

Na sexta-feira Armando Guebuza visita o Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL), onde será apresentado o estudo "Projecto de Plataforma Logística Alimentar para Moçambique"; e o Parque Eólico da Serra de El-Rei (Peniche), seguindo depois para S. Bento, para um encontro com o primeiro-ministro, José Sócrates.

Durante a tarde o presidente encontra-se com a comunidade moçambicana, e depois encerra, com Cavaco Silva, o encontro de empresários.

Nenhum comentário: