quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Angola/Independência: Especialista em Relações Internacionais destaca importância do país em África

Luanda, 5 novembro 2008 (Angop) - O especialista em Relações Internacionais Mário Pinto de Andrade afirmou quarta-feira, em Luanda, que Angola tem sido um exemplo para as nações africanas no que concerne à estabilidade político-militar e socio-económica.
Em declarações à Angop a propósito do 11 de Novembro, Mário Pinto de Andrade disse que apesar da guerra que o Governo angolano teve de suportar desde obtenção da soberania, em 1975, o país tem sido considerado uma grande potência em África, pela demonstração da vontade soberana no exercício do poder político.
“A luta de libertação nacional dirigida pelo MPLA, sob condução do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, entusiasmou o povo para a defesa da integridade nacional e fez do país uma potência privilegiada em toda a África (…)”, sublinhou.
Mário Pinto de Andrade frisou que a 11 de Novembro de 1975 o MPLA teve a nobre missão de proporcionar o nascimento de um novo Estado da África Ocidental, que hoje honra todos os angolanos que lutaram e derramaram o seu sangue em prol da liberdade e direito de igualdade.
O também docente universitário referiu que Angola sempre ocupou um lugar de destaque a nível do continente africano e não só, pelo seu contributo na pacificação e estabilidade político-militar dos povos de outras nações, sobretudo africanas.
“A melhor forma de honrarmos o dia da nossa Independência é fazer de Angola um Estado nobre, a acima de tudo transforma-lo numa potência continental e mundial”, concluiu.
A Independência de Angola foi proclamada por António Agostinho Neto, tornando-se no primeiro Presidente do país.

Nenhum comentário: