sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Angola entre os três maiores produtores de diamantes do mundo

Luanda, Angola, 27 novembro 2008 - Angola pode tornar-se, em 2010, num dos três maiores produtores mundiais de diamantes, devido à realização de novos investimentos e à abertura de recentes concessões mineiras, refere um estudo da consultora KPMG divulgado em Luanda.

De acordo com o estudo, citado quarta-feira pela agência noticiosa angolana Angop, esta previsão será confirmada se em 2010 for atingido um volume de produção na ordem de 19 milhões de quilates, superando os sete milhões registados em 2006.

A consultora KPMG avança que, com o objectivo de exportar um produto com maior valor acrescentado, a Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama) está a criar uma segunda unidade industrial de corte e lapidação, na província da Lunda Sul, prevendo-se que a produção da fábrica venha a render mensalmente o equivalente a 20 milhões de dólares.

O estudo revela que a Endiama está igualmente a desenvolver um projecto visando a criação de uma unidade de produção de peças de joalharia.

Neste contexto, refere, a empresa estatal angolana vai formar 400 joalheiros, numa altura em que o país continua a ser um dos destinos preferenciais do investimento directo estrangeiro, no conjunto dos países da África subsaariana.

Dados oficiais referem que existem fortes perspectivas de aumento da produção diamantífera devido aos investimentos da Endiama, que nos últimos anos tem assinado vários contratos internacionais. (macauhub)

Nenhum comentário: