sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Brasil/Encontro define novas metas contra a corrupção e a lavagem de dinheiro

Ministério da Justiça http://www.mj.gov.br

Salvador, 26 novembro 2008 (MJ) – Seguindo a premissa de que não basta prender e condenar, mas principalmente asfixiar e desestruturar as organizações criminosas cortando o fluxo de recursos que as mantém funcionando, o Ministério da Justiça realiza mais uma edição da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). Até sexta-feira (28), representantes de cerca de 70 órgãos públicos federais definem novas metas para 2009, como impedir a improbidade administrativa e das fraudes no comércio.
As decisões farão parte de um relatório que será colocado em prática a partir das parcerias entre esses órgãos. A Enccla vem desenvolvendo há cinco anos um trabalho ostensivo para a criação de mecanismos que fechem cada vez mais o cerco a esse tipo de crime. Nesta 6ª edição, três grupos temáticos – operacional, jurídico e tecnológico - debatem os assuntos escolhidos por seus integrantes.
Um dos destaques é o estudo de "matrizes de riscos" no país. Seriam instrumentos para identificar tipologias de lavagem de dinheiro, como licitações ilegais e tráfico de entorpecentes. Outro, é a instituição de métodos para tornar mais eficaz as técnicas de inteligência em fraudes de documentos, a fim de reduzir a fragilidade do Sistema Nacional de Identificação. "A interface entre os cartórios brasileiros para que haja a troca de informações, estabelecendo uma investigação mais segura e célere, é uma das formas", afirmou o secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior.
Grande parte das metas da Enccla já foi cumprida ou está ainda em fase de implementação. Entre elas: o formulário padrão para que um juiz seja informado quando pede uma escuta telefônica; o Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) - que analisa um grande volume de dados em tempo recorde; e o Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD).

http://www.mj.gov.br/data/Pages/MJ7FABCBFCITEMIDE3B85627CA234512B2188C294A2EBAE3PTBRNN.htm

Nenhum comentário: