sexta-feira, 26 de junho de 2009

Moçambique/Vamos todos às eleições - exorta Chefe do Estado

Todos os cidadãos nacionais com idade eleitoral activa devem participar massivamente no quarto sufrágio legislativo e presidencial e nas primeiras eleições para as assembleias provinciais a terem lugar a 28 de Outubro próximo. Este apelo foi ontem lançado em Maputo pelo Presidente da República, Armando Guebuza, no decurso das cerimónias centrais de celebração do 34º aniversário da independência nacional.

26 junho 2009/Notícias

O Chefe do Estado moçambicano exortou ainda os nacionais que completam 18 anos até à data da votação para se inscreverem no processo de recenseamento eleitoral que decorre no país desde o passado dia 15 de Junho.
“Este ano nós temos as eleições gerais e também as eleições para as assembleias provinciais. Aproveito esta oportunidade para exortar todos os moçambicanos a participarem massivamente neste processo. Exorto àqueles que não se recensearam para que o façam dentro do prazo estipulado para o efeito para que exerçam o seu direito de votar no dia 28 de Outubro”, disse o Presidente da República.
Para Armando Guebuza, os moçambicanos devem fazer deste processo eleitoral um momento de consolidação da unidade nacional, de promoção da cultura da paz e de tolerância política. Este evento está também revestido de um valor e significado especial para o povo, para a nossa História e para a construção do Estado de Direito Democrático que os moçambicanos estão a edificar.
Dissertando sobre a independência nacional, Armando Guebuza afirmou que ao longo dos últimos 34 anos o país mudou e continua a mudar positivamente. “Os moçambicanos continuam a desenvolver o espírito de que para o país mudar para melhor tudo depedende deles próprios e, por conseguinte, temos de prosseguir nessa marcha porque ainda há muito por fazer e os moçambicanos, felizmente, têm consciência disso e estão prontos para avançar, sem problemas”.
Segundo o Chefe do Estado, o facto de “sermos moçambicanos e sabermos que somos moçambicanos e queremos continuar a ser moçambicanos” constitui um dos principais marcos que a independência nacional trouxe ao país.
“Mesmo assim considerarmos que temos muito que fazer para que possamos ser moçambicanos com melhores condições e em situação melhor no plano económico e social”, afirmou, mencionando a luta contra a pobreza como a principal batalha a travar no país nos próximos anos.
Enquanto isso, informações que nos chegam das diversas províncias do país indicam que os respectivos governadores encabeçaram as cerimónias de deposição de coroas de flores junto dos monumentos erguidos em cada capital provincial em memória aos heróis nacionais.
Para além deste acto, os governantes proferiram discursos de ocasião, onde para além de apelarem à massiva participação dos eleitores no sufrágio de 28 de Outubro exortaram também para que os moçambicanos que se engajem na produção e produtividade, particularmente de comida, com vista a se ultrapassar os problemas de fome e de pobreza absoluta.

Nenhum comentário: