terça-feira, 13 de novembro de 2012

Moçambique introduz vacina contra Pneumonia em 2013

11 de Novembro de 2012, Portal do Governohttp://www.portaldogoverno.gov.mz (Moçambique)

Maputo (AIM) – O governo moçambicano, através do Ministério da Saúde (MISAU), vai introduzir no primeiro semestre do próximo ano a vacina pneumocócica com vista a prevenir e reduzir a mortalidade causada por esta doença respiratória que afecta maioritariamente crianças.

Um comunicado do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), emitido por ocasião do 12 de Novembro, dia Mundial Contra a Pneumonia, refere que a vacina será introduzida com base numa parceria entre o Governo de Moçambique e a Aliança GAVI - que inclui o UNICEF, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a sociedade civil.

O Estudo Nacional Sobre a Mortalidade Infantil em Moçambique (MISAU, London School of Hygiene and Tropical Medicine, UNICEF, 2009) indica que as doenças respiratórias são a causa de aproximadamente 10 por cento das mortes registadas no país entre crianças menores de cinco anos de idade.

O documento destaca que em contrapartida o Inquérito de Indicadores Múltiplos de 2008 revelou que apenas 22 por cento das crianças com suspeita de pneumonia recebem antibióticos adequados e a tempo em Moçambique.

“Com vista a reduzir a mortalidade causada por esta doença, o Ministério da Saúde de Moçambique tem iniciado algumas intervenções chave tanto na área de prevenção como do tratamento das infecções respiratórias”, revela o documento.

Assim, para garantir o acesso ao diagnóstico e tratamento desta doença, o Sistema Nacional de Saúde já está a colocar em todas as províncias Agentes Polivalentes Elementares (APEs), que são formados para diagnosticar casos de infecções respiratórias agudas.

Os APEs também são regularmente abastecidos com medicamentos essenciais pelo Ministério da Saúde, inclusive a amoxicillina para o tratamento da pneumonia.

A pneumonia é uma das principais causas de mortalidade de crianças menores de cinco anos a nível mundial, respondendo por 18 por cento dos cerca de 6,9 milhões de mortes por ano ou cerca de 1,3 milhões de crianças por ano.

No mundo, uma criança morre de pneumonia a cada 25 segundos e cerca de 3.400 por dia.
A pneumonia é uma doença que pode surgir em decorrência de doenças imuno-preveníveis, como sarampo e tosse convulsa e frequente em famílias de baixa renda que usam lenha, esterco, carvão e outros combustíveis sólidos para cozinhar ou para aquecimento, como fogos e fogões mal ventilados.

Nenhum comentário: