sábado, 17 de novembro de 2012

Canadá/Angola passa presidência da SADC a Moçambique

17 novembro 2012/AngolaPress http://www.portalangop.co.ao (Angola)

Ottawa - O Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola no Canada, Agostinho Tavares, procedeu esta sexta-feira a entrega formal das pastas da SADC a chefe da Missão Moçambicana no Canada, Amélia Narciso Matos Sumbana, em virtude de o seu país ter assumido a presidência desta organização regional.

A cerimónia da passagem de pastas, realizada na capital canadiana, ocorreu durante a celebração de mais um aniversário da SADC, fundada aos 17 de Agosto de 1992.

O acto foi presenciado por membros do corpo diplomático acreditado no Canada, bem como por alguns funcionários seniores do governo canadiano, com destaque para Karen MacArthur, directora da Divisão Este e Sudoeste de África do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e Christine Hogan, consultora do Primeiro Ministro para a defesa e relações externas.

Após apresentar a nova presidente da SADC no Canada, destacando as várias funções governamentais que exerceu, o chefe da Missão de Angola no Canada, Agostinho Tavares, salientou que a sua sucessora está a altura de levar a cabo as tarefas inerentes a organização.

Agostinho Tavares aproveitou a oportunidade para garantir que terá o apoio necessário para a prossecução da sua missão.

Por seu turno, Amélia Narciso Matos Sumbana, agradeceu o contributo dado por Angola a frente da organização e prometeu tudo fazer no cumprimento da agenda que o grupo tem preparado para o Canada, dentre elas atrair mais investimento para a região.

A chefe da Missão de Moçambique no Canada, com residência em Washington (EUA), apresentou as linhas mestras que o seu país tem traçadas para a SADC, com o destaque para a criação de infra-estruturas do sector dos transportes, para permitir uma maior integração.

Já a directora da divisão Este e Sudoeste de África do Ministério Canadiano dos Negócios Estrangeiros, Karen MacArthur, agradeceu o trabalho que a SADC tem desenvolvido para desenvolver a região sul de África e elogiou os esforços na pacificação da região.

Salientou que o seu país tem colaborado, nos últimos 30 anos, com a região nas questões ligadas a energia e criação de infra-estruturas.

Antes da cerimónia de entrega formal das pastas a chefe da Missão de Moçambique esteve na embaixada de Angola onde foi informada, pelo embaixador Agostinho Tavares, dos trabalhos desenvolvidos durante a presidência.

Nenhum comentário: