quarta-feira, 20 de abril de 2011

Brasil/Câmara de Foz entrega moção de solidariedade à comunidade árabe


19 abril 2011/Vermelho
http://www.vermelho.org.br

“Tática é espalhar o terror para dominar”. A afirmação do vereador de Foz do Iguaçu, Nilton Bobato (PCdoB), ocorreu na sessão desta terça-feira, 19, em cerimônia de entrega da Moção de Entrega de Solidariedade ao Sr. Sael Atari e à comunidade árabe em decorrência dos insultos promovidos pela revista Veja. Na edição do último dia 6, o veículo de comunicação afirma o suposto envolvimento da comunidade árabe da tríplice fronteira com células terroristas.

Para Nilton Bobato, a moção é um ato simbólico de afirmação das relações pacificas e harmônicas com a comunidade árabe. “A sociedade organizada de Foz do Iguaçu, através da Casa de Leis, reconhece as relações harmônicas com a comunidade e quer dizer para todo país que aqui vivemos em harmonia e construímos nossa cultura de paz”.

A solenidade que contou com a presença do Xeque sunita Mohsin Al Husseini, do Xeque xiita Mohamed Khalil, do Presidente do Centro Cultural Islâmico, Faisal Saleh e do diretor da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), Ualid Rabah expôs a perseguição histórica contra a comunidade árabe patrocinadas por agentes do imperialismo e do Estado de Israel. De acordo com Nilton Bobato, os veículos de comunicação, a exemplo da Revista Veja, são instrumentos de interesses imperialistas, que propagam o ódio e o rancor às raças com a finalidade de justificar a dominação dos Estados Unidos sobre o Oriente Médio.

“Vamos descobrir que a fonte de financiamento dos veículos de comunicação como a revista Veja é sempre a mesma, e serve para justificar algumas guerras e conflitos motivados por interesses norte-americanos. A revista faz isso para construir idéia de rancor contra as pessoas, porque é preciso dizer que eles são bandidos para justificar ações de guerra, de dominação. É a tática de espalhar o terror para dominar”.

O Xeque Mohsin alertou sobre os danos da propaganda de intolerância religiosa difundida pela revista Veja e citou exemplos do perigo da prática no cotidiano da comunidade árabe. “Minha filha perguntou: minha amiga, antes da Veja me cumprimentava, brincava comigo, hoje quando ligo pra ele vir a minha casa, a mãe fala para ela se afastar de nós. O que será do nosso futuro no Brasil e de nossa relação?”.

Estratégia imperialista
Para o Presidente da Fepal, Ualid, a matéria veiculada pela Veja integra a estratégia dos EUA de desestabilizar a soberania de países como o Brasil por meio do incentivo de conflitos internos a fim de impor a dominação sobre áreas de seu interesse. Como parte da estratégia de dominação, os EUA promovem também os conflitos de religião e etnia nos países que não estejam alinhados à sua política. Este plano é disseminado através do financiamento maciço aos meios de comunicação dos paises com governos progressistas e que afrontam o imperialismo. “Temos percebido nos últimos 8 anos ataque frontal bastante ardiloso à política externa brasileira e nós temos percebido uma série de atividades dos veículos de comunicação nesse ataque”. Ualid leu o trecho de um documento sobre as ações dos EUA em curso nos meios de comunicação do país.

O texto cita “O Congresso dos EUA aprovou a Casa Branca a dobrar os valores aprovados no orçamento de 2011 relativos a gastos em propaganda e comunicação contra líderes de que contrariem os interesses dos EUA no mundo (cita Hugo Chaves, Lula, Kirchner). Os recursos devem ser aplicados na compra de espaços na mídia dos paises governados por estes líderes, em jornais que devem se referir aos mesmos como ditadores”.

O documento cita que o orçamento total destinado à imprensa chega à U$1 bilhão de dólares, deste valor, U$ 120 milhões de dólares são destinados aos meios de comunicação do Brasil.

As afirmações realizadas por Ualid constam nos documentos datados de 2009, vazados pelo site Wikileaks, no dia 03 de abril deste ano. A matéria da Veja propagando a intolerância religiosa contra a comunidade árabe sai três dias depois.

Leia também:

Protógenes: Mídia é financiada para mover campanha anti-árabe

Nenhum comentário: