quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Brasil/MST reúne 2 mil crianças Sem Terrinhas em Recife

23 novembro 2010/Vermelho http://www.vermelho.org.br

O 11º Encontro Estadual dos Sem Terrinha começa nesta segunda-feira, às 16 horas, no Ginásio de Esportes do Geraldão, no Recife. A atividade, que vai até o próximo dia 24 de novembro, conta com a participação de cerca de 2 mil crianças Sem Terra, vindas de acampamentos e assentamentos do MST em todo o Estado de Pernambuco.

Participam também um grupo de crianças de assentamentos organizados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e um grupo de "Sem Tetinho", crianças oriundas de ocupações urbanas organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Durante o encontro, as crianças participam de oficinas pedagógicas conduzidas por estudantes e integrantes de diversas organizações, entidades e grupos culturais comprometidos com o desenvolvimento das crianças para que elas venham a se tornar sujeitos históricos e não
apenas consumidores, além das oficinas oferecidas pelos educadores do próprio Geraldão.

Serão mais de 50 oficinas que variam de oficinas de esportes como vólei e capoeira, oficinas de artes e cultura como dança, desenho, reciclagem, até oficinas pedagógicas, onde, de maneira lúdica, as crianças trabalharão temas como gênero, luta pela terra e educação ambiental.

Nas noites, acontecem apresentações culturais organizadas pelas próprias crianças Sem Terra, além apresentação de grupos como Mamulengo Jurubeba e Coco de Umbigadinha.
Ao promover o encontro das crianças Sem Terra de todo o estado entre elas e com outras crianças que também vivem em processos de luta por direitos e por uma sociedade mais justa, o encontro se transforma em uma grande festa para compartilhar experiências culturais das crianças.

Identidade de luta
Dessa forma, fortalece a identidade da criança Sem Terra na luta e valorizando a organização dessas crianças nos acampamentos e assentamentos em que vivem.

O encontro tem também um caráter político e reivindicatório, no sentido de integrar desde já as crianças como sujeitos ativos no seu processo educativo e no processo de transformação social.

Com o tema: "Como fazer a escola transformando a história", as crianças colocam as demandas das escolas, espaços de lazer e infra-estrutura nos assentamentos, levando a problemática da educação do campo para a sociedade e os poderes públicos.

Assim, o Encontro dos Sem Terrinha é um espaço em que as crianças levam seu jeito de lutar, brincando, aprendendo e reivindicando.

Serviço:

Programação

Dia 22/11 - Segunda-feira
16 horas - Abertura
Mamulengo Jurubeba
Cine Anima

Dia 23/11 - Terça-feira
Manhã e tarde: Oficinas Pedagógicas
20 horas - Noite Cultural
Apresentações Sem Terrinha
Coco de Umbigadinha
Baião da Infância da Terra

24/11 - Quarta-feira
Manhã: Ato Político
15 horas - Encerramento
Grupo de Percussão e Dança do Alto Santa Terezinha
Grupo de Maracatu do Ibura
Grupo de Hip Hop do Geraldão
Educação, Cultura e Comunicação

Fonte: MST

Nenhum comentário: