terça-feira, 2 de novembro de 2010

Venezuela/Chávez y Santos coinciden en respetar diferencias y fortalecer relaciones

2 noviembre 2010/TeleSUR http://www.telesurtv.net

El presidente de Venezuela, Hugo Chávez, dio este martes la bienvenida a su par colombiano, Juan Manuel Santos a Caracas para lo que será su segundo encuentro para avanzar en el restablecimiento de relaciones bilaterales y abogó por derrotar cualquier elemento que intente perjudicar los vínculos de los dos pueblos hermanos.

"Desde lo más profundo de nuestros espíritu fraterno, le damos la bienvenida al presidente de la República de Colombia", expresó Chávez desde el Palacio de Miraflores (sede de Gobierno).

Ambos mandatarios entonaron los himnos nacionales y presentaron a sus respectivas delegaciones antes de entrar a la reunión privada que sostendrán posiblemente hasta el final de la tarde.

El mandatario venezolano se reunirá con su par de Colombia, "respetando las diferencias que afortunadamente siempre existe entre los seres humanos" para fortalecer los vínculos.

"Lo que debe importarnos hoy mañana y siempre es nuestro desafío y compromiso", dijo, y llamó a mantener "el mismo llamado a la unidad, porque sólo unidos podremos llevar adelante la Patria Grande".


------------------- LER TAMBEM



SEM URIBE NO PODER, VENEZUELA E COLÔMBIA RATIFICAM ACORDO DE PAZ

1 novembro 2010/ vermelho http://www.vermelho.org.br

Depois que reataram as relações políticas e diplomáticas há quase três meses, os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, voltam a se reunir nesta terça-feira (2), em Caracas. Chávez e Santos vão fechar os acordos para a ampliação e desburocratização do comércio bilateral.

Antes do encontro, houve negociações técnicas entre especialistas dos dois países em torno de oito temas específicos. “Terça-feira é de Santos. Temos de saudar. Eu o recebo em Miraflores [sede do governo da Venezuela], porque estamos interessados em restaurar as relações. A Colômbia é um país irmão", disse Chávez, durante solenidade no domingo (31), em Acevedo, na região de Miranda.

Em 10 de agosto, Chávez e Santos encerraram o impasse que causava tensões entre Venezuela e Colômbia. Os presidentes se comprometeram a buscar o consenso e evitar divergências. O rompimento ocorreu ainda na gestão do ex-presidente Álvaro Uribe, líder da região mais afinado com os Estados Unidos.

Em sessão da Organização dos Estados Americanos (OEA), autoridades do governo colombiano apresentaram um vídeo com imagens de guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) nas quais o treinamento ocorria em território venezuelano. Chávez reagiu às suspeitas de que apoiava as Farc e anunciou o rompimento das relações com a Colômbia.

No entanto, Santos buscou a aproximação com Chávez, e eles negociaram a criação de comissões bilaterais. Foram estabelecidos os principais temas – segurança, comércio, dívidas pendentes, questões sociais, transporte e agricultura. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pôs à disposição para negociar um acordo de paz entre Colômbia e Venezuela.

Ponte
O símbolo da reaproximação dos dois países será uma ponte construída na região fronteiriça. A ponte no setor de Tienditas é um dos quatro projetos de interligação de colombianos e venezuelanos. Pelo que ficou acertado em 7 de outubro, durante reunião dos ministros das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolas Maduro, e da Colômbia, Maria Angela Holguin, será possível restaurar a passagem de pedestres nas áreas de fronteira.

Maduro e Holguín negociaram ainda um acordo sobre o transporte internacional de mercadorias pela estrada que une a Venezuela à Colômbia. As informações são da imprensa pública da Venezuela, a Agência Venezuelana de Notícias (AVN), e da Presidência da República da Colômbia. (Da Redação, com informações da Agência Brasil)

Nenhum comentário: