quinta-feira, 13 de maio de 2010

Moçambique e Tanzânia pretendem construir estrada entre os dois países

Negomano, Moçambique, 13 maio 2010 - Os presidentes de Moçambique e da Tanzânia comprometeram-se quarta-feira com a construção de 250 quilómetros de estrada que liga os dois países através da recém-inaugurada ponte sobre o rio Rovuma, de acordo com o diário Notícias, de Maputo.

Actualmente, a via que liga a sede do distrito de Mueda ao posto administrativo de Negomano, na parte moçambicana, que vai dar à nova ponte, num total de 185 quilómetros de terra batida, apresenta-se em condições precárias, tornando-se quase intransitável durante a época chuvosa e do lado tanzaniano 70 quilómetros de estrada são também de terra batida, embora em melhores condições de transitabilidade.

Na ocasião, o presidente de Moçambique disse que depois da construção da ponte ainda há muito trabalhar a fazer, concretamente a reconstrução das estradas de acesso à ponte de Negomano a Mueda, em Moçambique, e de Mtambaswala a Nangomba, na Tanzânia.

A obra, orçada em 28 milhões de dólares, repartidos em 50 por cento pelos dois governos, tem 720 metros de comprimento, cerca de 14 metros de largura, duas faixas de rodagem, com cerca de 3 metros cada.

A construção da ponte e de 5 quilómetros de estrada tanto no lado moçambicano como no tanzaniano esteve a cargo da empresa chinesa de construção civil China Geo Engineering Corporation.

Geograficamente, a ponte situa-se perto da confluência dos rios Rovuma e Lugela, numa zona com grande atracção turística, não só devido à beleza da paisagem, como também pela existência de uma variedade de fauna bravia, com destaque para elefantes, hipopótamos, crocodilos, macacos, leões, gazelas, entre outros. (macauhub)

Nenhum comentário: