quarta-feira, 19 de maio de 2010

Brasil está crescendo ao ritmo da China, segundo o Banco Central

19 de Maio de 2010/Vermelho http://www.vermelho.org.br

O Banco Central estima que a economia brasileira tenha crescido 9,85% no primeiro trimestre de 2010 em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o IBC-BR (Índice de Atividade do BC). É um ritmo de expansão só comparável ao da China.

O mesmo indicador mostra que o crescimento sobre o quarto trimestre pode ter chegado a 2,38%. Nos últimos 12 meses, o país cresceu 3,06% em relação aos 12 meses anteriores.


Forte recuperação

Os números oficiais do PIB (soma dos bens e serviços produzidos no país em um determinado período) serão divulgados pelo IBGE somente no início de junho.

As estimativas do BC indicam que a economia brasileira está em forte ritmo de recuperação, depois da retração de 0,2% registrada em 2009. As estimativas do mercado financeiro, bancos e do governo para o PIB deste ano giram em torno de 6% e 7%.

Juros
O crescimento acelerado tem efeitos positivos para o país e o povo, principalmente porque é também acompanhado da geração de milhões de novos postos de trabalho com carteira assinada, conforme revelam estatísticas recentes divulgados pelo Ministério do Trabalho com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Todavia, a performance da economia também tem despertado temores com o fantasma da inflação e serve de pretexto à política conservadora de elevação das taxas de juros, aplicada pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), que em sua última reunião, realizada nos dias 27 e 28 de abril, aumentou a taxa básica de juros (Selic) no de 8,75% para 9,50% ao ano. (Da redação, com agências)

Nenhum comentário: