quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

TV cubana exibirá série sobre 638 ataques planejados contra Fidel

23 fevereiro 2010/Vermelho http://www.vermelho.org.br

A TV estatal cubana transmitirá uma série sobre os 638 planos de atentados que, segundo os serviços secretos de Cuba, foram planejados ou patrocinados pelos Estados Unidos contra o líder Fidel Castro em seu quase meio século no poder, informou nesta segunda-feira a equipe realizadora.

A série O que Deve Viver, rodada por especialistas do Instituto de Ciências Policiais do Ministério do Interior de Cuba e dirigida por Rafael Ruiz, será transmitida todos os domingos, a partir do dia 7 de março. As filmagens levaram três anos e contaram com a participação de 243 atores e de mais de 800 figurantes, segundo Ruiz.

O primeiro capítulo fala dos complôs do período que engloba desde os preparativos no México da expedição do iate Granma, por onde Fidel Castro chegou à ilha em dezembro de 1956, até o triunfo da revolução. A série acaba com o plano frustrado contra Fidel no Panamá, durante a 10ª Conferência Ibero-Americana, em 2000.

Em 2004, a então presidente do Panamá, Mireya Moscoso, perdoou os quatro anticastristas cubanos acusados de conspiração. Com isso, Cuba rompeu relações com o país, refeitas um ano depois sob um novo governo panamenho.

“Como é uma série histórica, utilizamos outros gêneros — uma mistura de estilos para nos auxiliar e tornar a história mais atrativa para o espectador, dando a ele mais informações sobre o ocorrido”, explicou o diretor. A série “é uma das maneiras mais efetivas de levar o espectador a um fato histórico, e o audiovisual é atraente. Creio que vai ser um grande aprendizado”, afirmou o ator Omar Alí.

Fidel Castro, de 83 anos, governou Cuba por 48 anos, a partir da vitoriosa Revolução Cubana, de 1959. Três anos depois, o país caribenho se declarou socialista e tornou alvo de um criminoso bloqueio liderado pelos Estados Unidos. Em 2006, devido a problemas de saúde, Fidel foi substituído no governo por seu irmão Raúl. (Da Redação, com informações da France Presse)

Nenhum comentário: