sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Aveiro comanda a maior conferência sobre turismo realizada em Portugal

A duas semanas do evento, os resultados estão acima das nossas expectativas em adesão, participantes e comunicações

Aveiro, 25 fevereiro 2010 -- A Universidade de Aveiro acolhe, de 10 a 13 de Março próximo, aquela que será “a maior conferência científica sobre turismo alguma vez feita em Portugal” . A INVTUR 2010 conta com meio milhar de participantes (num universo total de 700 pessoas) e 230 trabalhos de autores de 25 países.


O destaque do programa de três dias é a presença, contudo, de sete oradores de “topo mundial”: Alan Fyall, da Universidade de Bournemouth (Reino Unido), Alfonso Vargas Sanchez, da Universidade de Huelva (Espanha), Chris Cooper da Universidade de Nottingham (Reino Unido), Dimitrios Buhalis, da Universidade de Bornemouth (Reino Unido), Geoffrey Wall, da Universidade de Waterloo (Canadá), Lionello Punzo, da Universidade de Siena (Itália) e John Tribe, da Universidade de Surrey (Reino Unido).

“O ensino e a investigação não pode viver à parte das organizações que estão no terreno”, referiu ontem Carlos Costa, docente e especialista da UA na área do turismo, na apresentação do congresso que resulta de uma parceria com a Turismo Centro de Portugal.

“Os centros de conhecimento devem estar no epicentro da inovação e competitividade, não fazemos mais do que a nossa obrigação”, reforçou o coordenador científico do congresso.

Aveiro demonstra, assim, que “tem a maior produção científica na área turística”, trazendo à cidade também representantes de todas as instituições de ensino portuguesas naqueles domínios.

Paralelamente à INVTUR - “Investigação em Turismo: O Estado da Arte e Perspectivas de Futuro”, decorrerá, também no campus, a Bolsa de Inovação e Turismo, uma mostra de negócios e serviços.

O Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da UA aproveita o congresso para lançar um número especial da Revista Turismo & Desenvolvimento com as comunicações do INVTUR.

Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, relevou o contributo académico para o desenvolvimento do sector, estando o organismo que lidera disponível para “ser fiel depositário” das comunicações da conferência no âmbito do futuro Observatório do Turismo da região.

Espera-se, dessa forma, “incorporar os ensinamentos e exemplos de boas práticas”.

“A duas semanas do evento, os resultados estão acima das nossas expectativas em adesão, participantes e comunicações”, destacou, anunciando, ainda, a presença do Ministro da Economia, Vieira da Silva. (Fonte: Notícias de Aveiro)

Nenhum comentário: