segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Representantes da China e dos países de língua portuguesa reúnem-se hoje e terça-feira em Macau

Macau, China, 1 fevereiro 2010 - Os embaixadores dos países de língua portuguesa e representantes da China reúnem-se em Macau hoje e terça-feira para definirem estratégias futuras de cooperação no âmbito do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial.

Na quinta reunião do Fórum será “feito um balanço da actividade, perspetivando o futuro” e decidida a data da reunião ministerial que se realizará este ano, disse recentemente uma fonte diplomática à agência noticiosa portuguesa Lusa.

Neste encontro, que servirá também de palco à tomada de posse do novo secretário-geral do Fórum Macau, Chan Hexi, marcarão presença os embaixadores de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau e Timor-Leste acreditados em Pequim.

Chan Hexi disse a semana passada ao jornal O Clarim que o secretariado permanente irá proceder a algumas alterações de forma a melhorar o seu funcionamento.

A China estabeleceu a Região Administrativa Especial de Macau como a sua plataforma para o reforço da cooperação económica e comercial com os países de língua portuguesa em 2003, ano em que criou o Fórum.

O comércio entre a China e os países de língua oficial portuguesa caiu 18,9 por cento em 2009 para 62,46 mil milhões de dólares, de acordo com dados da administração das alfândegas chinesas.

No período, a China vendeu aos oito países de língua oficial portuguesa produtos no valor de 18,85 mil milhões de dólares e adquiriu aos mesmos países bens no valor de 43,61 mil milhões de dólares.

O Brasil continua a ser o principal parceiro da China, com um volume de trocas comerciais de 42,39 mil milhões de dólares, menos 12,90 por cento do que entre Janeiro e Dezembro de 2008.

Com Angola, o segundo parceiro chinês entre os países de língua portuguesa, as trocas comerciais atingiram 17,06 mil milhões de dólares, menos 32,60 por cento do que nos doze meses de 2008.

A China estabeleceu a Região Administrativa Especial de Macau como a sua plataforma para o reforço da cooperação económica e comercial com os países de língua portuguesa em 2003, ano em que criou o fórum que se reúne ao nível ministerial de três em três anos. (macauhub)

Nenhum comentário: