terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Presidente paraguaio assistirá a ato histórico na Bolívia

Prensa Latina/http://www.prensalatina.com.br

La Paz, 15 dezembro 2008 (Prensa Latina) O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, chegará a Bolívia no dia 20 de dezembro para comemorar a declaração de que o país está livre de analfabetismo, confirmaram fontes governamentais.

O próprio presidente Evo Morales, antes de partir ao Brasil onde assistirá a uma cúpula de chefes de Estado de América Latina e o Caribe, informou que Lugo será convidado especial para este ato histórico na cidade central de Cochabamba.

Ao declarar ao nortenho estado de Beni livre de iletrados, no sábado passado, Morales anunciou que contribuiria com essa campanha no país vizinho.

Também destacou que com a ajuda de Cuba e da Venezuela, e o método "Eu sim posso", esse objetivo também o foi atingido pelas regiões de Oruro, Pando, Cochabamba, Chuquisaca, La Paz, Potosí e Tarija.

Desta maneira a Bolívia fica pronta para ser declarada no próximo sábado como a terceira nação latino-americana sem iletrados, após Cuba (1961) e Venezuela (2005).

Autoridades educativas informaram que mais de 820 mil pessoas terão deixado para sempre o mundo da ignorância.

Nos primeiros meses de 2009 os bolivianos terão a oportunidade de se inscrever na pós-alfabetização para aproximar-se às ciências naturais, a linguagem, a história, a prevenção de doenças e a educação para a produção, entre outras matérias, precisaram.

O ministro de Equação e Culturas, Roberto Aguilar, anunciou que em Cochabamba também estarão representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

http://www.prensalatina.com.br/RESUMEN%20dez-08_03.html#16120816

Nenhum comentário: