terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Relação China-Angola é cada vez mais intensa, diz diplomata

Luanda, 15 dezembro 2008 (Lusa) - A cooperação entre Angola e China está "cada vez mais intensa" com Pequim avaliando o reforço da linha de crédito, atualmente no valor de US$ 5 bilhões, disse nesta segunda-feira fonte diplomática chinesa.

Segundo o encarregado de Negócios da Embaixada da China em Luanda, Wang Wei, citado pela agência noticiosa Angop, os dois países estão trabalhando para que a cooperação, majoritariamente nos domínios das infra-estruturas, transportes, saúde e educação, possa estender-se a outros setores.

Wang Wei, que falava aos jornalistas no aeroporto internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, pouco antes da partida do presidente angolano, José Eduardo dos Santos, para uma visita oficial de quatro dias à China, manifestou-se, porém, "satisfeito" com o atual nível de cooperação bilateral.

Para o diplomata chinês, a ida do presidente angolano a Pequim é "muito importante" para o reforço das relações bilaterais, "especialmente neste período em que a cooperação entre Angola e a China está cada vez mais intensa".

"Estamos a trabalhar no alargamento das áreas de cooperação, mas isso depende muito dos estudos e da troca de opiniões entre especialistas dos dois países. Temos todas as condições para que a nosso intercâmbio seja cada vez mais forte", disse.

Sobre um possível reforço da linha de crédito da China para Angola, o encarregado de negócios esclareceu que, com o aprofundamento da cooperação, a China está também trabalhando nesse sentido, mas não adiantou mais detalhes.

Eduardo dos Santos deixou hoje Luanda com destino a Pequim, onde faz, de terça a sexta-feira, uma visita oficial, para o reforço da cooperação.

Integram a delegação os ministros das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, Finanças, Severim de Morais, e Transportes, Augusto Tomás, bem como o vice-ministro da Defesa, Cândido Pereira dos Santos Van-Dunem, e outros funcionários da Presidência da República.

Nenhum comentário: