terça-feira, 16 de dezembro de 2008

CPLP/Universidade lusófona deverá iniciar atividades em 2010

Fortaleza, 13 dezembro 2008 (Lusa) - A Universidade Federal de Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab), que visa reforçar o ensino dentro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), será instalada a partir de 2009 em Redenção, Ceará, disse Maria Elias Soares, coordenadora de Assuntos Internacionais da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Localizada a cerca de 65 quilômetros de Fortaleza, a UNILAB vai contar com um investimento de R$ 190 milhões.

A verba provém do orçamento do governo brasileiro, disse Soares.

Do total, R$ 30 milhões devem ser liberados em 2009, e o restante será desembolsado no decorrer do projeto.

O início das atividades da nova universidade está previsto para 2010.

"A fase agora é de estudos para a formatação do projeto global", afirmou Soares, que integra a comissão formada por 16 representantes de diferentes instituições e organismos de governo, que foram encarregados para este trabalho.

A estratégia do grupo inclui a realização de seminários para discussão técnica do projeto, além de visitas aos países envolvidos.

"Trabalhamos com a perspectiva de implantar um modelo inovador de universidade", disse.

A previsão é terminar o relatório até junho de 2009, prazo que deverá coincidir com a aprovação da lei de criação da UNILAB pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Até à sua instalação definitiva, a UNILAB contará com a estrutura física e os recursos humanos complementares da UFC, instituição tutora do projeto e responsável pela administração dos primeiros recursos.

A oferta inicial será de 5 mil vagas em quatro áreas: Formação de Professores, Saúde, Gestão e Ciências Agrárias e Florestais.

Uma quinta área, ligada ao potencial tecnológico do Ceará, também está nos planos.

A UNILAB prevê o intercâmbio com Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Macau, região administrativa especial da China, segundo informou a UFC.

Redenção foi escolhida para abrigar a UNILAB pelo simbolismo de ter sido o primeiro município brasileiro a abolir a escravatura e para atender à procura de ensino superior na região do Maciço de Baturité, interior do Ceará, esclareceu René Barreira, secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, um dos membros da comissão.

A UNILAB deverá ser construída num terreno com cerca de 100 hectares, num processo conduzido pelo governo do Ceará.

Nenhum comentário: