sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Angola/Médicos cubanos melhoram assistência sanitária na província

4 dezembro 2008/AngolaPress

Malanje - Quarenta e três médicos cubanos de diferentes especialidades, distribuídos em algumas unidades hospitalares de Malanje, estão a permitir a melhoria da assistência sanitária na província.

A informação foi prestada quarta feira à Angop, pela directora provincial da saúde pública, Laurinda Vidal Quipungo, por ocasião das celebrações do dia do trabalhador da saúde latino americano, assinalado a 3 deste mês na República de Cuba.

A responsável referiu que, com o reforço dos médicos cubanos na província, distribuídos nas várias unidades sanitárias, com realce para o hospital geral de Malanje, o programa da saúde tem vindo a melhorar em todos os aspectos.

Disse que, o empenho dos doutores cubanos, nas consultas e diagnósticos patológicos à população, tem contribuído na redução dos tratamentos tradicionais e ambulatórios em locais inseguros.

Na ocasião o médico ortopédico de medicina geral do hospital geral de Malanje, Sérgio Morais, referiu que o dia 3 de Dezembro dedicado ao trabalhador da saúde latino americano, comemora-se numa altura de reflexão para os quadros cubanos, a julgar pela missão de solidariedade que os quadros estão a realizar num país irmão de longa amizade.

Disse que, o dia dos trabalhadores da saúde em Cuba foi constituído em 1930 pelo então primeiro ministro Caloota Fim, numa altura em que o país sofria de muitos dramas e situações enfermas, aquando do termino da primeira e segunda guerra da independência nacional Cubana.

Os municípios de Caculama, Kangandala e Sede, são os que contam com técnicos superiores de medicina de nacionalidade cubana.

Nenhum comentário: