domingo, 25 de novembro de 2007

Mercosul/Chile, Bolívia e Brasil analisam projeto para ligar oceanos

Vermelho/23 novembro 2007
Os governos do Brasil, Chile e Bolívia analisarão no dia 11 de dezembro um projeto de interconexão oceânica, em ocasião da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a La Paz. O projeto faz parte da Iniciativa pela Integração da Infra-Estrutura Regional Sul-Americana (Iirsa), que inclui a construção de rodovias, portos, instalações para a produção e transporte energético.
A análise do projeto precederá a reunião de Lula com o presidente boliviano Evo Morales sobre temas de interesse bilateral, entre os quais se destaca o que se refere aos projetos do setor energético, segundo o embaixador brasileiro na Bolívia, Federico de Araújo.
O diplomata brasileiro afirma que a agenda de reuniões entre os dois chefes de Estado inclui temas como cooperação e intercâmbio de experiências na luta contra o narcotráfico, a regularização de correntes migratórias e o desenvolvimento das regiões fronteiriças.
"Certamente os hidrocarbonetos serão um tema importante. Muito importante também é a visita de Lula para que seja reavivado o fluxo das relações bilaterais", declarou Araújo.
O governo boliviano está interessado em que a Petrobrás retome os investimentos na exploração de hidrocarbonetos no país, que foram quase totalmente paralisados desde maio de 2006. A petroleira brasileira está disposta a isso, particularmente com o objetivo de garantir as reservas de gás com base nos contratos em vigor com a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), sua homóloga do país vizinho. (Fonte: Ansa Latina)

http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=28710

Nenhum comentário: