quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Angola/São Tomé e Príncipe: Cooperação deve ter por base sector empresarial

Luanda (Angola) 29 novembro 2007 - Angola vai privilegiar o sector empresarial na sua relação económica com São Tomé e Príncipe para ser um factor de desenvolvimento na cooperação bilateral, afirmou quarta-feira em Luanda o ministro dos Petróleos, Desidério Costa.
Falando na abertura da VI Sessão da Comissão Bilateral Angola/São Tomé e Príncipe, o governante referiu ser intenção do governo angolano, nesse aspecto, discutir os procedimentos para o estabelecimento de parcerias empresariais, que permitam uma maior presença dos operadores económicos de Angola no mercado são-tomense, de acordo com a agência noticiosa angolana Angop.
Para tornar efectiva essa intenção, disse que dois governos estão a criar as condições materiais e financeiras, tendo em vista o fomento da cooperação técnico-empresarial no regime de junção de empresas e sob a forma de investimento directo.
Segundo afirmou, os sectores dos petróleos, transportes, finanças, banca e agricultura apresentam-se como o destaque no relançamento da cooperação económica entre Angola e São Tomé e Príncipe que inclui, entre outras áreas, hotelaria e turismo, cultura, obras públicas, justiça e comunicação social. Precedida de encontros técnicos sectoriais, na reunião, a decorrer até sexta-feira, será feito o balanço dos compromissos assumidos por ambas as partes durante a V Sessão realizada em São Tomé e Príncipe, em Maio de 2006, e do nível de execução das conclusões do encontro técnico preparatório realizado em Janeiro de deste ano, naquele arquipélago.
A VI Sessão da Comissão da Comissão Bilateral Angola/São Tomé e Príncipe prevê ainda vários encontros de trabalho entre membros do Governo angolano e ministros são-tomenses que integram a delegação e o Presidente do Governo Regional de Príncipe. (macauhub)

Nenhum comentário: