quinta-feira, 31 de maio de 2007

Angola / Ministro da Cultura considera sólidas relações com Cuba

Luanda - O ministro angolano da Cultura, Boaventura Cardoso, considerou quarta-feira "sólidas", as relações entre Angola e Cuba, no domínio cultural e defendeu o seu fortalecimento.
Boaventura Cardoso falava nesta quarta-feira em entrevista exclusiva à Angop, por ocasião da participação de Angola no V Congresso Internacional de Cultura e Desenvolvimento, a realizar-se em Havana de 11 a 14 de Junho próximo.

O governante anunciou que, para o reforço desta cooperação bilateral, vai aproveitar a sua estadia naquele país caribenho para reiterar o convite formulado em 2005 ao seu homólogo cubano, a visitar Angola em 2008.

Este intercâmbio, acrescentou, é mais notável no domínio da formação artística, onde Cuba possui uma rica experiência e para onde deverão seguir, no próximo ano, alguns bolseiros angolanos.

Relativamente à participação da delegação angolana no evento, o ministro Boaventura Cardoso disse que vai transmitir a experiência de Angola, "um país em paz que passou por um processo doloroso mas que agora começa a ganhar uma dinâmica em todos os sectores, particularmente no domínio da cultura".

O titular da pasta da Cultura considerou o conclave de "grande importância" e "actualidade" uma vez que vai tocar numa questão crucial que é a dimensão cultural que tem o desenvolvimento.

No entender do governante, qualquer política de desenvolvimento para vingar tem que ter como pressuposto importante o homem, que é o factor principal, aspecto que, aliado à questão da diversidade e do património cultural, vão ser abordados na reunião magna.

O Congresso, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) leverá à capital cubana diversos especialistas culturais internacionais que se vão debruçar sobre questões inerentes à "diversidade cultural no mundo global", "indústrias culturais e trocas tecnológicas", "património cultural: contexto e conservação".

Consta ainda dos objectivos da organização, levar os participantes a aflorar assuntos como "as bibliotecas do sul: por uma cultura de paz", efectuar visitas a locais históricos cubanos, entre outros.

Os convidados terão ainda a oportunidade de participar em cursos, mesas redondas e em encontros de observatórios de desenvolvimento cultural ibero-americano. A delegação angolana ao evento, que deverá deixar o país no próximo dia 06 de Junho, vai ser integrada pelos directores do gabinete jurídico e de formação artística do Ministério da Cultura. (AngolaPress / 31/maio/2007)

Nenhum comentário: