quinta-feira, 24 de maio de 2007

Eleição paraguaia é pano de fundo do debate sobre visita de Lula


Ao pautar o tema da energia de Itaipu, presidente Nicanor Duarte tenta roubar uma pauta do oposicionista Fernando Lugo, que lidera a corrida eleitoral com uma plataforma progressista e nacionalista



Daniel Merli, de Assunção (Paraguai) 23/05/2007

A tentativa frustrada do presidente paraguaio, Nicanor Duarte, de colocar em evidência uma reformulação do acordo da usina binacional de Itaipu com o Brasil pode ser vista como um esforço para roubar uma das bandeiras de Fernando Lugo, oposicionista que lidera todas as pesquisas de opinião contra qualquer um dos possíveis candidatos do Partido Colorado, alojado no poder há mais de 40 anos.

Lugo e os cinco partidos que sustentam sua candidatura querem que o Paraguai possa utilizar mais energia de Itaipu. O contrato da usina, firmado em 1974 durante o auge da cooperação entre as ditaduras paraguaia e brasileira, determina que cada país tem direito a 50% da produção, sendo que o outro tem prioridade de compra sobre o excedente.


Do total da energia consumida pelo Paraguai, mais de 90% vêm de Itaipu, mas representam apenas 5% da produção da usina. O restante, pelo contrato, é vendido prioritariamente ao Brasil por um preço fixo. Lugo reclama um reajuste de cerca de 500% do preço pago pelo Brasil. Críticos da política externa brasileira apontam a lei dos hidrocarbonetos da Bolívia como perigoso antecedente para a posição do presidente Lula. Lugo também reclama da posição de Nicanor frente aos Estados Unidos.

Mesmo com suas tergiversações em relação ao Brasil e aos Estados Unidos, a política externa de Nicanor é o nó da discórdia com seu partido. Os colorados criticam o presidente por não ter aceitado a ampliação do acordo militar proposta pelos estadunidenses. E criticam a aproximação com a Venezuela para exploração de petróleo no Chaco, deserto na fronteira com a Bolívia. Com isso, o vice-presidente Luis Castiglioni busca espaço no Partido Colorado para lançar uma candidatura mais pró-Estados Unidos. Já Nicanor, frustrado em sua tentativa de aprovar a reeleição no Congresso, tenta emplacar a ministra da Educação, Blanca Ovelar, como sucessora. (Revista Fórum - http://revistaforum.uol.com.br)

Related content

· Paraguai pede mais energia, Lula oferece biocombustível

· Paraguai: a militarização como receita para a "paz social"

Nenhum comentário: