terça-feira, 29 de maio de 2007

Timor-Leste / Primeiro-Ministro Estanislau: “Algumas Instituições do Estado Ainda Estão Fracas”

O Primeiro-Ministro, Eng.º Estanislau Aleixo da Silva, afirma que a comemoração do V Aniversário da Restauração da Independência de Timor-Leste, no dia 20 de Maio de 2007, coincide com o fim do mandato do Presidente da República, José Alexandre Xanana Gusmão, substituído pelo Presidente recém-eleito, Dr. José Ramos Horta.

Na ocasião, o Primeiro-Ministro Estanislau da Silva agradeceu a Kay Rala Xanana Gusmão, em nome do Terceiro Governo Constitucional, pela sua dedicação a servir a Nação e o Povo de Timor-Leste. Desejou ao ex-Presidente Xanana Gusmão, sucesso na companhia da sua família.
Também desejou o maior sucesso ao Dr. Ramos Horta, o Presidente Eleito, no exercício das suas funções como Presidente da República Democrática de Timor-Leste nos próximos cinco anos.
O Primeiro-Ministro Estanislau afirma que, como povo deste País, devemos ficar orgulhosos com o que conseguimos construir e estabelecer. A consolidação da nossa soberania e o desenvolvimento do nosso País foram conseguidos, não só pelo Governo, mas também pelo esforço colectivo de todos. Portanto, cada cidadão deve reflectir no que tem feito para contribuir para o desenvolvimento da Nação e no que foi feito por cada Órgão de Soberania e pela Sociedade Civil ao longo dos últimos cinco anos.

“Sinto-me orgulhoso porque os timorenses têm confiança uns nos outros. Deram as mãos para a reconstrução do seu País. Timor-Leste restaurou a sua independência na história no dia 20 de Maio de 2002 e honrou os heróis que sacrificaram as suas vidas pelo País contra o colonialismo.” Afirmou o PM Estanislau da Silva.

Afirma ainda que, no dia 20 de Maio de 2002, o Primeiro Governo Constitucional liderado pelo Dr. Marí Alkatiri tomou posse da Administração da UNTAET, assegurando esse Governo a partir do “zero”, com o mínimo de material, de recursos humanos e de orçamento do Estado, que dependia dos doadores e de outras Instituições. “Os governantes não tinham experiência de governação, o Primeiro Governo Constitucional liderado por Mari Alkatiri assumiu o pesadelo ou o desafio de boa vontade, e conseguiu desenvolver a administração pública dentro do Estado.

Apesar de dificuldades sentidas, as Instituições continuam a funcionar. Nos tempos difíceis e durante a crise política que teve início em Maio e que se prolongou até Dezembro de 2006, tomou sempre iniciativas positivas e demonstrou sempre responsabilidade. Como cidadão, tem esperança de que Timor-Leste vai sair da crise,” salientou o PM Estanislau da Silva.

“Nos tempos do Primeiro Governo Constitucional, liderado pelo Dr. Mari Alkatiri tiveram início as negociações com a Austrália relativamente à exploração do petróleo e do gás no Mar de Timor. Graças a essas negociações, hoje temos um orçamento próprio e com este orçamento podemos estabelecer o nosso fundo petrolífero com mais transparência. Todos podem controlar as despesas deste orçamento usadas para o desenvolvimento da Nação. No ano fiscal de 2006/2007 o Governo retirou 262 milhões de dólares do Fundo Petrolífero para o desenvolvimento das zonas rurais, de infra-estruturas, da saúde e da educação. Demonstrámos ao mundo que os timorenses sabem utilizar a sua própria riqueza para melhorar a vida do povo.
A Nação de Timor-Leste não continuará a pedir esmolas ao ter o seu próprio orçamento. Do fundo petrolífero o Governo vai construir escolas, centros de saúde e sistemas de irrigação para a agricultura. Vai também estabelecer o fundo de desenvolvimento comunitário e outras infra-estruturas em Timor-Leste. Com esse orçamento é que o Governo apoiou os antigos combatentes e criou investimentos para dar emprego ao povo.” Explicou o PM Estanislau.

Na próxima semana, o Governo abrirá contratos para a construção de novos bairros para os deslocados. Esse programa de desenvolvimento devia ter sido feito no ano anterior (2006) mas devido à situação de crise política, o Segundo Governo Constitucional, liderado por José Ramos Horta, não conseguiu executá-lo.

Mas o Terceiro Governo Constitucional fará um esforço para dar continuidade a esses programas. “Temos que consolidar esses programas para terem uma melhor execução. Devemos também reconhecer que somos fracos em diversas áreas que necessitam de apoio. Mas, como timorenses, devemos ter o orgulho de que, apesar das fraquezas, temos boa vontade, e de que, através do sacrifício e do esforço de todos os timorenses, vamos melhorar os serviços de desenvolvimento.” Garante o PM Estanislau da Silva.

O PM Estanislau também falou sobre a PNTL e as F-FDTL. Disse que os acontecimentos de Abril de 2006 foram experiências que demonstraram a fraqueza das duas Instituições. Mas que, todos unidos, devemos esquecer os sentimentos de ódio e de vingança e, juntos, continuarmos a trabalhar.

“O povo deseja uma vida tranquila, com paz e amor. A PNTL assume a responsabilidade de garantir segurança à comunidade segundo a Lei, tal como as F-FDTL. Portanto, as duas Instituições deverão ser as colunas do Estado. Asseguram a estabilidade de Timor-Leste, o que é uma enorme responsabilidade. O Governo vai criar investimentos para reformar e desenvolver a PNTL e as F-FDTL que assim poderão exercer as suas funções com profissionalismo.”

No fim do seu discurso, o PM Estanislau pediu a todo o Povo, em particular aos jovens, para participarem nas eleições parlamentares do próximo dia 30 de Junho. Apoiarão totalmente qualquer partido que vença as eleições. (Timor-Leste / Jornal Semanário / 27 de Maio de 2007)

Nenhum comentário: