quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

CPLP/Comércio entre a China e os países de língua portuguesa atingiu 96 mil milhões de dólares de Janeiro a Outubro

Macau, China, 1 dezembro 2011 – O comércio entre a China e os oito países de língua portuguesa atingiu 96,34 mil milhões de dólares no período de Janeiro a Outubro, um acréscimo homólogo de 28,33%, de acordo com dados oficiais chineses divulgados em Macau.

No decurso dos 10 primeiros meses do ano, a China vendeu aos países de língua portuguesa mercadorias cujo valor ascendeu a 31,98 mil milhões de dólares e comprou bens no valor de 64,35 mil milhões de dólares, incorrendo num défice comercial que se situou em 32,37 mil milhões de dólares.

Com o Brasil, principal parceiro comercial de entre os oito países de língua portuguesa, a China efectuou trocas comerciais que se situaram em 68,82 mil milhões de dólares, tendo vendido bens no valor de 26,71 mil milhões de dólares e adquirido mercadorias no montante de 43,11 mil milhões de dólares.

Angola, segundo parceiro comercial de entre os “oito”, vendeu à China mercadorias, fundamentalmente petróleo, no valor de 20,14 mil milhões de dólares e comprou bens cujo valor se situou em 2,23 mil milhões de dólares, gerando o maior défice comercial da China no período no seu relacionamento com os países de língua portuguesa no montante de 17,81 mil milhões de dólares contra 16,4 mil milhões a favor do Brasil.

Portugal surge no terceiro lugar mas neste caso o défice comercial é-lhe desfavorável uma vez que a China vendeu bens no montante de 2,35 mil milhões de dólares e adquiriu mercadorias no valor de 912 milhões de dólares.

Em quarto lugar encontra-se Moçambique que comprou à China produtos no valor de 580 milhões de dólares e vendeu bens cujo valor ascendeu a 179 milhões de dólares. (macauhub)

Nenhum comentário: