quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Moçambique/ONU considera desarmamento da Renamo como maior desafio para o alcance da paz em Moçambique

12 agosto 2016, Rádio Moçambique http://www.rm.co.mz (Moçambique)

As Nações Unidas defendem que o desarmamento da Renamo é o maior desafio para o alcance da paz efectiva em Moçambique.

Em entrevista à Radio ONU, a analisa sénior da Divisão de África para Assuntos Políticos na Organização, condena a existência de um partido político que ao mesmo tempo detém armas.


Valéria Campos de Mello apela, por isso à Renamo, a desarmar-se com urgência, tendo em vista a garantia de um ambiente favorável para o diálogo em curso com o governo.

De Melo referiu que a ONU está disponível para apoiar Moçambique no processo de busca de uma paz efectiva, incluindo o desarmamento da Renamo. (RM /Rádio ONU)

----------

Moçambique/“Atrocidades da Renamo inviabilizam esforços de aumento da produtividade” --Vitória Diogo

12-08-2016, Rádio Moçambique http://www.rm.co.mz (Moçambique)

A Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, disse, esta quinta-feira, que as atrocidades da Renamo inviabilizam os esforços de aumento da produtividade no país.

Vitória Diogo reafirma que a instabilidade que se vive em algumas regiões do país, está levar ao encerramento de algumas empresas e consequente despedimento dos trabalhadores.

A Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social falava, ontem, em Lichinga, numa conferência de imprensa que marcou o seu primeiro dia de trabalho à província do Niassa. (RM Niassa)

---------

Moçambique/Moatize: Continuam encerradas as 6 escolas das zonas atingidas pelos ataques da Renamo

11 agosto 2016, Rádio Moçambique http://www.rm.co.mz (Moçambique)

Em Tete, continuam encerradas as seis escolas localizadas nas zonas atingidas pelos ataques de homens armados da Renamo na localidade de Nkondezi, distrito de Moatize.

Segundo a directora provincial da Educação e Desenvolvimento Humano, em Tete, até ao momento foram integradas em escolas seguras, cerca de quatrocentas crianças, das três mil que estudavam nas regiões de conflito armado.
 
Palmira Palma Pinto disse que a situação é preocupante uma vez que o ano lectivo caminha para o seu fim, enquanto o número dos alunos integrados está aquém do desejado, tendo em conta o universo que abandonou as aulas devido a tensão político-militar.
 
A entrevistada sublinhou que as condições materiais e humanas existem para receber todas as crianças que se deslocaram para locais seguros, temendo os ataques da Renamo em Nkondezi, no distrito de Moatize.
 
Os ataques da Renamo acontecem e algumas localidades dos distritos de Moatize e Tsangano, provocando a destruições de infra-estruturas sociais e a dispersão da população. (RM/Tete)

Nenhum comentário: