segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Moçambique/FDS vigilantes para evitar que Renamo continue atacar pessoas e bens -- 1º Ministro



21 agosto 2016, Rádio Moçambique http://www.rm.co.mz (Moçambique)

As Forças de Defesa e Segurança vão continuar vigilantes para evitar que a Renamo continue a atacar pessoas e bens.

Este pronunciamento foi feito pelo Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, em Metangula, província do Niassa.

O governante apela a Renamo a cessar com os ataques militares e a pautar pelo diálogo.

“ O que nós estamos a conversar com eles lá, é que parem com os ataques, primeira coisa. Depois
entreguem as armas, para ficarem com a a Polícia e as Forças armadas. Ninguém pode ter armas em casa; se quer governar também há leis, não é ficar com armas e dizer eu quero governar hoje. Armas, atacar pessoas, não queremos isso! Quer governar, há leis, há eleições, não é atacar pessoas”, frisou o Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário. (RM)

---------------- Recomendamos

Moçambique/“Nenhuma razão justifica assassinato de cidadãos indefesos” -- CNDS

18 agosto 2016, Rádio Moçambique http://www.rm.co.mz  (Moçambique)

O Presidente da República, Filipe Nyusi, dirigiu, esta quinta-feira em Maputo, a quinta reunião ordinária do Conselho Nacional de Defesa e Segurança.

O Conselho analisou a informação sobre a situação da ordem e segurança públicas e a situação político-militar, tendo constatado com preocupação, o avolumar de pronunciamentos e actos que atentam contra a unidade nacional e a estabilidade económica-social.
 
O Conselho Nacional de Defesa e Segurança condena a perda de vidas humanas e reafirma que nenhuma razão pode justificar o assassinato de cidadãos indefesos.

Em comunicado, o Conselho Nacional de Defesa e Segurança encoraja os progressos alcançados pela Comissão Mista no diálogo político e insta que sejam cessadas imediatamente todos as acções militares.

O Órgão, exorta toda a sociedade moçambicana a colocar a Pátria acima de quaisquer interesses, unindo-se em acções para a normalização da vida dos moçambicanos.
 
Encoraja ainda o Presidente da República, para que na sua qualidade de Comandante-em-Chefe, prossiga com os esforços de busca da paz efectiva, mantendo a sua total disponibilidade e a abertura para o diálogo. (RM)

---------

“Renamo e seu líder estão a desvalorizar a vida humana” -- Joaquim Chissano

14 agosto 2016, Rádio Moçambique http://www.rm.co.mz  (Moçambique)

O antigo presidente da República, Joaquim Chissano, considera que a Renamo e o seu líder, Afonso Dhlakama, estão a desvalorizar a vida humana e a comprometer a agenda nacional de desenvolvimento.

Chissano falava, este domingo, em exclusivo á Rádio Moçambique, em torno do ataque armado contra jornalistas em Báruè-Manica.

“Se sabiam que eram jornalistas, então o crime torna-se pior, porque nem sequer permitiram esses jornalistas de servir a sua própria causa. Porque se eles estão revoltados por qualquer coisa, essa qualquer coisa, tem que ser conhecida através da comunicação social. Ora, se eles calam a boca a essa comunicação social, estão a agir mesmo contra eles próprios; estão a agir contra o povo moçambicano que privam de informação e a eles próprios. Porque ninguém sabe o que o jornalista iria trazer a lume; se calhar seria algo em benefício a eles próprios, eles não sabem”, frisou o antigo presidente da República, Joaquim Chissano. (RM)

Nenhum comentário: