segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Angola/Patriotismo de Agostinho Neto deve ser um exemplo a seguir



2 Setembro de 2013, AngolaPress http://www.portalangop.co.ao (Angola)

O escritor angolano João Maiomona disse hoje, em Luanda, que o patriotismo de António Agostinho Neto, primeiro presidente da nação angolana, deve ser um exemplo a seguir pela nova geração.

O também professor universitário falava durante uma palestra decorrida no Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais, a sul de Luanda, enquadrada nas celebrações do dia Herói Nacional, a assinalar-se no dia 17 deste mês.

Segundo disse, Agostinho Neto lutou pela recuperação da dignidade do homem africano,
adiantado que o triunfo do seu saber proporcionou-lhe a faculdade de tomar consciência daquilo que a colonização representava para o continente africano.

Para si, o que melhor caracterizou o processo de luta de Agostinho Neto foi a ambição de abrir novas perspectivas para a libertação das comunidades oprimidas. "Os africanos eram oprimidos na sua própria terra e Neto pertence a comunidade dos africanos que se levantou para libertar o continente ".

Segundo o palestrante, ao longo do seu percurso, Agostinho Neto foi exibindo sinais evidentes e portador de esperança para o desenvolvimento de uma luta claramente libertadora ou emancipadora para a recuperação da dignidade do homem africano.

Mas adiante, João  Maiomona referiu que num ambiente de conflito permanente e contradições históricas, o olhar do fundador da nação angolana procurou uma espécie de acasalamento com a realidade objectiva e a linguagem que nela se desenvolvia.

Por outro lado, referiu que quando iniciou a luta armada de libertação nacional, Agostinho Neto identificou prioridades como a ascensão a independência de Angola, a preservação da unidade nacional, a defesa da integridade territorial, a defesa e promoção da cultura, bem como a abertura do país ao mundo.

Na palestra bastante concorrida e assistida por quadros da Polícia Nacional, João Maiomona identificou quatro períodos sobre a trajectória de Agostinho Neto, nomeadamente 1922-1944 (relativo ao nascimento e formação), 1945-1959, da maturidade e da conquista da liberdade espiritual. Foi nesta época que Agostinho Neto escreveu o seu primeiro poema "Partida para o Contrato".

A seguir veio o período de 1960-1975 (da luta de libertação nacional e conquista da independência nacional) e, por fim 1975-1979, este último ano marca o seu desaparecimento físico.

Nenhum comentário: