quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Moçambique/Custos de exploração de areias pesadas de Moma poderão baixar



3 setembro 2013, Radio Moçambique http://www.rm.co.mz

Os custos de exploração das areias pesadas de Moma, em Nampula, norte de Moçambique deverão registar uma redução significativa, uma vez concluído o período de investimento na Fase II da expansão das instalações da Kenmare Resources Plc, concessionária do projecto.

Um comunicado de imprensa da Kenmare citado pela AIM destaca que até ao momento nada indica a existência de questões que possam influenciar negativamente no crescimento ou na capacidade extrema das instalações expandidas de operarem na
capacidade padronizada.

A fonte adianta que todas as principais instalações construídas como parte de uma expansão da capacidade em 50 por cento estão completas e operacionais, faltando apenas alguns processos de depuração e uma parte dos sistemas auxiliares, ainda em fase de apuramento.

Com este feito, a Kenmare, afirma que a sua mina está dotada de capacidade instalada para responder às exigências mundiais em termos de fornecimento de matéria-prima de titânio.

A Kenmare acredita que o ciclo de procura de matérias-primas como o titânio, depois de ter estado em baixa, voltará a registar crescimento à medida que o ciclo de declínio de “stocks” se completar nas grandes economias, como a dos EUA.

Na componente operacional, a fonte destaca que a Kenmare registou no primeiro semestre do presente ano (2013) um lucro operacional de 6,9 milhões de dólares contra 47 milhões de igual período de 2012.

Durante o período em referência o volume de produção de concentrado de minério pesado (HMC) aumentou em 24 por cento e o de Ilmenite em nove por cento.

Em Julho último, de acordo com o comunicado, foram produzidas 80 mil toneladas de Ilmenite, um aumento relativamente aos meses anteriores facto que se deve a entrada em funcionamento da fábrica auxiliar de Ilmenite edificada como parte integrante da Fase II de Expansão.

“A perspectiva para o resto do ano é que a produção cresça em direcção a capacidade prevista, a medida que as instalações de expansão comecem a produzir”, adianta a Kenmare.

Segundo a empresa, a avaliação da matéria-prima de titânio no primeiro semestre é crítica para o funcionamento e desenvolvimento da economia global e a procura se manteve baixa, face ao crescimento reduzido nos principais mercados.

“Durante a presente fraqueza do mercado a companhia irá continuar a concentrar-se no aumento da produção e no controlo dos custos para manter a liquidez”, indica o comunicado da Kenmare.

As receitas do primeiro semestre do presente ano atingiram 79,3 milhões de dólares norte-americanos contra 109,1 milhões de 2012, resultantes da venda de 294.100 toneladas de Ilmenita, Zircão e Rutilo, contra 351.500 toneladas de 2012.

A redução da receita, segundo explica o documento deve-se aos índices baixos de mercado já que as fracas condições de mercado prevaleceram durante o primeiro semestre do presente ano. (RM/AIM)

Nenhum comentário: