sábado, 30 de julho de 2011

“Um dia muito importante nas relações entre o Brasil e a Argentina”

29 julho 2011/Blog do Planalto http://blog.planalto.gov.br

Presidenta Dilma Rousseff, acompanhada pela presidenta Cristina Kirchner e pelo ex-presidente Lula, participa da cerimônia de inauguração da Embaixada da República Argentina. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

“A evolução dos nossos países tem conduzido a que tenhamos clareza da importância estratégica, para os nossos países e para a região, das nossas relações”. A afirmação foi proferida pela presidenta Dilma Rousseff à presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, nesta sexta-feira (29/7), na cerimônia de inauguração da Embaixada da Argentina em Brasília (DF). O ex-presidente Lula também participou do evento.

Assim como nos discursos anteriores – nos Palácios Itamaraty e Planalto –, Dilma Rousseff afirmou que o desenvolvimento da América do Sul só será pleno quando incluir toda a população do continente. “E é isso que nos torna fortes”, defendeu.

Além disso – continuou a presidenta – Brasil e Argentina mudaram e deram passos muito importantes nos últimos oito anos. Segundo ela, isso significou que “milhões e milhões de brasileiros, milhões e milhões de argentinos, milhões e milhões de colombianos, enfim, milhões e milhões de latino-americanos ascenderam à situação de consumidores, de trabalhadores, de produtores ativos e, portanto, de cidadãos”.

“Somos países democráticos. Temos a certeza de que a nossa cooperação, entre Brasil e Argentina, não é só decisiva para os nossos países, mas é decisiva também para a América do Sul e a América Latina.”

Dilma Rousseff informou ainda que ontem, ao participar da cerimônia de posse do presidente do Peru, Ollanta Humala, foi instituído um plano internacional de defesa das economias sul-americanas frente ao novo quadro internacional. Ela insistiu que o atual momento da economia de países desenvolvidos aumenta não só a liquidez, provocando a desvalorização do dólar e a valorização artificial das moedas, mas também a invasão de produtos importados nos países em desenvolvimento.

Ao falar sobre a recém-inaugurada Embaixada, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que as instalações são do porte e compatíveis com a importância que o Brasil atribui às relações com a Argentina.

“Por isso, essa Embaixada, ela é um local especial: é o local da integração, é o local da unidade, é o local onde aqui, no Brasil, construiremos essa relação cada vez mais forte… Essa cerimônia fecha com chave de ouro a visita da presidenta aqui ao Brasil”, disse.

Ouça abaixo íntegra do discurso da presidenta Dilma Rousseff: http://blog.planalto.gov.br/wp-content/uploads/2011/07/embaixada.mp3

Nenhum comentário: