sábado, 23 de julho de 2011

Brasil/INFORME: COMUNIDADES BRASILEIRAS NO EXTERIOR

21 julho 2011/ Ministério das Relações Exteriores

http://www.brasileirosnomundo.mre.gov.br/
http://www.portalconsular.mre.gov.br

IV CBM tem data marcada para outubro

Lançado projeto-piloto de Formação de Professores de Português como Língua de Herança

II Concurso de Desenho Infantil Brasileirinhos no Mundo

Assinado Convenção Ibero-Americana de Segurança Social

Cooperação técnica IBGE - INE

---------------------

IV CBM tem data marcada para outubro
A IV Conferência “Brasileiros no Mundo” (CBM) será realizada nos dias 5, 6 e 7 de outubro de 2011, em Brasília. Como na edição anterior, o Governo brasileiro prestará contas de suas ações em benefício dos brasileiros no exterior e debaterá as demandas pendentes. Também serão apresentados os primeiros resultados do Plano de Trabalho SGEB-CRBE para o biênio 2011/12, definido em maio passado (confira as prestações de conta já disponíveis no Portal das Comunidades).

A decisão de se anunciar com 4 meses de antecedência a próxima CBM atende a demanda da própria comunidade brasileira, que poderá planejar sua vinda a Brasília com mais tranqüilidade, e aos objetivos do MRE de assegurar ampla participação da nossa diáspora. Será também a primeira edição com o Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior em pleno funcionamento, após sua posse pelo então presidente da República Luís Inácio Lula da Silva na III CBM, em dezembro passado.

A Conferência é o principal fórum de debate sobre a política governamental para as comunidades brasileiras no exterior. Reúne as principais autoridades, lideranças comunitárias, estudiosos e outros interessados no tema.

Lançado projeto-piloto de Formação de Professores de Português como Língua de Herança
Em paralelo à crescente demanda pelo ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE), centrado em alunos estrangeiros, têm se expandido, no exterior, práticas docentes com foco no Português como Língua de Herança (POLH), destinadas a reforçar os laços identitários com o Brasil de descendentes de imigrantes brasileiros, notadamente crianças e adolescentes, mediante o ensino da variedade brasileira da língua portuguesa e a transmissão da cultura brasileira.

Tendo em vista a existência de relevantes iniciativas comunitárias no âmbito do ensino de Português como Língua de Herança nos Estados Unidos, notadamente para crianças, bem como da necessidade de valorização e revigoramento da atuação frequentemente voluntária dos cidadãos nelas envolvidos, será realizado, no Consulado-Geral em São Francisco, de 17 a 19/06/11 (sexta, sábado e domingo), projeto-piloto de um Programa de Formação Continuada de Professores de POLH. A iniciativa é do Departamento Cultural do MRE e tem como objetivo contribuir para a difusão de nosso idioma e de nossa cultura junto a jovens brasileiros no exterior.

II Concurso de Desenho Infantil Brasileirinhos no Mundo
Encerraram-se no dia 1º de maio as inscrições para o II Concurso de Desenho Infantil Brasileirinhos no Mundo, destinado a crianças brasileiras entre 6 e 11 anos que vivem no exterior. Foram recebidos 438 desenhos de 22 diferentes países (o número de inscrições no I Concurso, que ocorreu em 2010, não havia passado dos 250). A maior parte dos desenhos veio do Japão, Suíça, Alemanha, Estados Unidos e Palestina. Porém, famílias brasileiras em países como Finlândia, Eslováquia, Omã, Panamá, República Tcheca e Sérvia também participaram. A Comissão Julgadora deverá se reunir até o final do mês para avaliar os trabalhos.

Os desenhos inscritos no Concurso, que tem como tema “Meu/minha brasileiro/a favorito/a”, retratam, em sua maioria, familiares, personalidades do mundo dos esportes e das artes e personagens do folclore e da literatura e histórias em quadrinhos infantis.

Assinado Convenção Ibero-Americana de Segurança Social
O Ministro de Estado da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, e o Secretário-Geral da Organização Ibero-Americana de Seguridade Social (OISS), Adolfo Jiménez Fernández, assinaram o Acordo de Aplicação da Convenção Multilateral Ibero-Americana de Segurança Social, em cerimônia realizada no dia 19 de maio último. A Convenção Multilateral Ibero-Americana de Segurança Social entrou em vigor internacional no último dia 1° de maio, após ter sido cumprido o requisito para tanto previsto em seu Artigo 31, qual seja o depósito do sétimo instrumento de ratificação. Até o momento, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Paraguai e Portugal já depositaram seus respectivos instrumentos de ratificação.

Cooperação técnica IBGE - INE
O Consulado-Geral do Brasil em Montevidéu obteve do Instituto Nacional de Estatística do Uruguai (INE), cópia de formulários do Censo a realizar-se no Uruguai em 2011. O referido Censo, que contará com a relevante contribuição propiciada pelo acordo entre o INE e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não somente permitirá atualizar e diversificar as estatísticas demográficas do país, mas também proporcionará, pela primeira vez, com maior precisão, informações sobre o número de nacionais brasileiros lá radicados, seu perfil sócio-econômico e sua distribuição territorial.

Ministério das Relações Exteriores
Subsecretaria - Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior
Esplanada dos Ministérios - Bloco H - Brasília / DF - Brasil CEP: 70170 – 900
http://www.brasileirosnomundo.mre.gov.br/
http://www.portalconsular.mre.gov.br

Nenhum comentário: