quinta-feira, 16 de julho de 2009

Ministro de Energia de Moçambique em mesa-redonda com doadores do sector

Maputo, Moçambique, 16 julho 2009 - O ministro mocambicano da Energia, Salvador Namburete, participa hoje e sexta-feira numa mesa redonda para apresentação dos projectos regionais de geração e transporte de energia eléctrica, em Livingsonte, na Zâmbia, soube a macauhub em Maputo.

A Agência de Desenvolvimento Internacional da Dinamarca (Danida), o Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (Badea), o Banco Export-Import da Índia e o Banco Islâmico são alguns dos maiores financiadores do sector de energia eléctrica, disse à macauhub Ercílio Fernandes, do Gabinete de Comunicação e Imagem da empresa Electricidade de Moçambique.

O evento é organizado pelo Secretariado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla em inglês), em coordenação com a Southern Africa Power Pool (SAPP) e a Regional Electricity Regulators Association (RERA), no qual irão participar além dos ministros da Energia da região e órgãos reguladores, as empresas públicas de fornecimento de energia eléctrica, investidores dos projectos de geração e transporte regionais e instituições financiadoras.

Relativamente a Moçambique, serão apresentados os projectos das centrais hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa, térmica a carvão de Moatize e térmica a carvão de Benga, bem assim como o projecto da linha de transporte de energia Tete-Maputo.

Durante a mesa redonda, o ministro mocambicano de energia irá presidir à sessão da apresentação dos projectos de transporte Zimbabwe-Zâmbia-Botswana-Namíbia e Corredor Central de Transporte do Zimbabwe, bem assim os projectos de expansão das centrais hidroeléctrica Kariba Sul e térmicas a carvão de Hwange e Gokwe Norte, ambas do Zimbabwe.

A reunião decorre numa altura em que a região da África Austral se debate com défice energético, particularmente a África do Sul e que forçou a Mozal, uma fundição de alumínio em Moçambique, a reduzir em 10 por cento o seu consumo de energia.

A crise energética está a afectar vários projectos, caso do das areias pesadas de Chibuto, província de Gaza, bem como a terceira fase da expansão da Mozal.

Mocambique pretende construir novos aproveitamentos hidroeléctricos, nomeadamente Cahora Bassa-Norte, Mphanda Nkuwa e Boroma. (macauhub)

Nenhum comentário: