quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Moçambique/Governo moçambicano anuncia investimento de 2,2 milhões de dólares em linha de transporte de energia

Maputo, Moçambique, 24 setembro 2008 - A estatal Electricidade de Moçambique (EDM) vai investir 2,2 milhões de dólares na construção de uma linha de transmissão de energia que vai interligar Cahora Bassa, Mepanda Nkua, central eléctrica de Moatize e o projecto de gás de Temane ao sul do país, numa extensão superior a 1.500 quilómetros.

Actualmente, a energia eléctrica gerada pela barragem de Cahora Bassa, a maior fonte de produção deste tipo de energia em Moçambique, segue directamente para a África do Sul – de longe o maior cliente do empreendimento - através de linhas de alta tensão, sendo uma parte dessa energia posteriormente encaminhada para Maputo.

O ministro da Energia de Moçambique, Salvador Namburete, disse que a linha permitirá fazer a distribuição de energia para as várias partes da região centro do país, reduzindo a actual dependência em relação à África do Sul.

Namburete disse ainda que o governo deverá lançar um concurso público depois de receber a versão final dos estudos em curso para identificar as opções mais sustentáveis para o projecto.

Salvador Namburete não avançou datas para o início das obras de construção da linha, afirmando, no entanto, tratar-se de um projecto imediato e adiantou que a linha de transmissão é “muito importante” para os projectos de energia que o governo está a desenhar ,como a barragem de Mphanda Nkuwa.

A hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa, a juzante de Cahora Bassa, na província de Tete, terá capacidade para gerar 1.500 megawatts de energia e, segundo previsões, a sua construção está prevista para o próximo ano, num investimento de 1,6 mil milhões de dólares.

O investimento para a construção da linha de transmissão terá participação pública, através da Electricidade de Moçambique, numa percentagem não revelada, e privada, de parceiros já identificados.

O ministro moçambicano da Energia, que não revelou os nomes de outros parceiros, referiu que também está aberta a participação de entidades interessadas em investir no projecto. (macauhub)

Nenhum comentário: