sábado, 13 de setembro de 2008

Cabo Verde/Primeiro Ministro visita Cuba para retomar cooperação

Praia, 12 setembro 2008 - O primeiro-ministro José Maria Neves desloca-se no próximo dia 15 deste mês a Cuba, onde conta desenvolver contactos políticos com vista ao relançamento da cooperação com esse país do Caribe.
Neste sentido, José Maria Neves encabeça uma delegação que no próximo dia 15 parte para Havana numa visita de Estado de alguns dias.
Saúde e educação são, de acordo com uma fonte ofcial, os sectores tidos como prioritários neste retomar da cooperação com Cuba, país onde se formaram milhares de quadros cabo-verdianos.
Medicina é um dos sectores que o governo cabo-verdiano tem em mira neste momento. A ideia é repetir a experiência realizada na segunda metade dos anos noventa quando, ao abrigo de um programa específico, Cuba formou mais de uma centena de médicos que já se encontram a trabalhar em Cabo Verde.
«Queremos que Cuba volte a receber, em 2009 e 2010, um novo grupo de estudantes de medicina», revelou a fonte. Para além de formar quadros, Cabo Verde quer também receber médicos cubanos, na linha do que ainda acontece actualmente no país.
Mas não é só medicina o único sector que as autoridades cabo-verdianas têm neste momento em mira. A Cidade da Praia quer também que institutos e outros organismos de ensino e formação voltem a ajudar formar quadros abo-verdianos em sectores ligados à agricultura, pecuária, etc.
Com este programa acredita a fonte será possível retomar a cooperação entre Cabo Verde e Cuba que no passado, sobretudo nos primeiros anos da independência, foi bastante intensa.
Este retomar torna-se agora possível graças à recuperação económica que Cuba vem registando depois do primeiro momento do desaparecimento do seu antigo aliado soviético nos anos noventa. (AngolaPress)

Nenhum comentário: