terça-feira, 1 de outubro de 2019

BRICS/Diário do Povo Online, Editorial: Aspiração inicial consolida conquistas da Nova China






Nota do editor: Em 30 de setembro, o jornal Diário do Povo publicou em sua quarta página o editorial intilutado “Aspiração inicial consolida conquistas da Nova China”, em celebração do 70º aniversário da fundação da República Popular da China. O artigo narra o fato de que o Comitê Central do Partido Comunista da China que tem como o núcleo o camarada Xi Jinping lidera o povo chinês a conquistar os êxitos e reformas históricas. Segundo o editorial, para concretizar o grande sonho, temos que realizar grande luta. No mundo de hoje,
não há nenhum país que obteve tanto efeito na luta contra a corrupção como fez a China, que mantém estável a sociedade enquanto realiza campanha contra a corrupção. Embora a “teoria sobre o colapso da China” nunca desapareça, o crescimento do poder sintético e a influencia interncional da China, junto com a melhoria da vida do seu povo, ganha reputação no cenário mundial.

 No discurso proferido na abertura do 19º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (2017), o presidente Xi Jinping afirmou: “A aspiração inicial e a missão dos militantes do Partido Comunista da China residem precisamente em buscar a felicidade para o povo chinês e procurar a revitalização da nação chinesa. Estas são a aspiração inicial e a missão que constituem a força fundamental para incentivar os membros do Partido Comunista da China a marchar adiante constantemente adiante.”

“Manter-se fiel à aspiração inicial e ter sempre em mente a nossa missão” é um grande apelo lançado a todos os membros do Partido por Xi Jinping, que também é o secretário geral do Comitê Central do Partido Comunista da China.

Desde o 18º Congresso Nacional do PCCh (2012), o comitê central do Partido que tem como o núcleo o camarada Xi Jinping liderando centenas dos milhões de chineses e realizou um grande salto ao erguer-se, enriquecer-se e fortalalecer-se. Hoje em dia, estamos mais próximos, mais confiantes e capazes de alcançar o objetivo de revitalização da nação chinesa do que em qualquer outro momento da história.

A partir da lei de ascensão e decadência da história, um país enfrenta em geral a maior pressão em dois períodos, um é o período pobre e fraco enquanto o outro é o período quando o país experiencia o desenvolvimento e revitalização. A China de hoje está experienciando uma transição de um país grandioso para se tornar um país poderoso, razão pela qual, enfrentará as já crescentes pressões internas e externas. Percorrendo 70 anos, podemos ficar orgulhosos mas não enfatuados, não devemos ficar descansados nos êxitos conquistados. Precisamos continuar a criar maiores milagres com espírito ambicioso.

O sonho chinês apresentado por Xi é um eco na população chinesa, se tornando a voz mais forte na sociedade chinesa.

Xi sempre frisa que o sonho chinês, em última análise, é o sonho do povo. Olhando para a história, o destino de cada indivíduo está bem relacionado com o destino do país e da nação.

Se dissemos que, 1949 – fundação da Nova China, 1978 – início da reforma e abertura, 2012- entrada na nova era do socialismo com características chinesas, esses tempos constituem os nós importantes percorridos na viagem de revitalização, então, o ano de 2020 – construção completa da sociedade modestamente próspera, 2035 – concretização básica da modernização socialista, e meados do presente século – construção completa de um país socialista modernizado, esses três objetivos mais ambiciosos marcarão coordenados significativos na próxima jornada em busca do sonho chinês. Chegar aos objetivos passados e avançar para os próximos faz com que o povo chinês se aproxime a meta da revitalização nacional.

70 anos percorridos, ficamos em novo ponto de largada e temos que continuar a lutar pela realização do grande sonho.

Olhando para a história do Partido, estabelecer o PCCh, fundar a Nova China, efetuar a Reforma e Abertura, e impulsionar a causa do socialismo com características chinesas na nova era, tudo isso é criado, desenvolvido e evoluído nas lutas.

Em meio das mudanças experienciadas pelo mundo de hoje, o grande rejuvenescimento da nação chinesa está no momento crítico. O presidente Xi sempre lembrou que a revitalização não é fácil de realizar. No caminho pela frente, enfrentaremos cada dia mais riscos e desafios, com maior complexidade. Não temos medo do risco, mas temos medo de carecer do espírito de luta.

Há que consolidar o pensamento de luta para o nosso Partido unir o povo a enfrentar desafios, resistir os riscos, superar obstáculos e resolver contradições. Todos os militantes do Partido têm que defender de forma mais consciente a liderança do PCCh e o sistema socialista e se opôr a qualquer palavra e ação a enfraquecer, distorcer e negar a liderança do Partido e o sistema socialista da China; têm que defender de forma mais consciente os interesses do povo e se opôr resolutamente a todas as ações a prejudicarem os interesses do povo; têm que dedicar-se de forma mais voluntária à reforma e inovação e aniquilar resolutamente toda a malícia obstinada; têm que salvaguardar a soberania, segurança e interesses do país e se opôr a todas as ações a separar a pátria, a prejudicar a unidade das etnias e establidade da sociedade; têm que prevenir diversos riscos e vencer todas as dificuldades e desafios provenientes da política, economia, cultura, sociedade e natureza.

Na China, nunca houve uma organização política como o Partido Comunista da China, que tenha concentrado tantos elementos avançados, organizados de maneira tão estreita e extensiva, e é boa em resumir experiências e tratar solenemente seus próprios erros no processo de avanço, formulando e sustentando teorias e caminhos corretos, e na longa e árdua luta, e que tenha realizado tantos sacrifícios, tantas conquistas e tantos milagres pela nação chinesa. Nosso partido estará no poder por um longo tempo na China, trata-se de uma necessidade para atender aos interesses fundamentais do povo e realizar o rejuvenescimento nacional, sendo uma inevitável escolha tanto da história quanto da realidade chinesa.

Sendo um partido com mais de 90 milhões de membros e mais de 4,6 milhões de organizações de base, o Partido Comunista da China, como partido governante de longo prazo, desempenha um papel decisivo no futuro do partido e do país.

As brilhantes realizações dos 70 anos da Nova China provam que a auto-revolução contínua ao realizar a revolução social é o sinal mais proeminente de que nosso partido é diferente de outros partidos políticos, e também é a chave para garantir que nosso partido sempre execute uma boa governança para o povo.

Tomemos a anticorrupção como exemplo. Desde o 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, o Comitê Central do Partido, tendo o camarada Xi Jinping como núcleo, lançou vigorosamente a luta anticorrupção e entregou uma excelente resposta. De tempos em tempos havia pessoas no Ocidente que fizeram comentários irresponsáveis sobre o sistema político da China nesta questão.

Desde o 18º Congresso Nacional, esses argumentos perdem cada vez mais o espaço internacional. Segundo a imprensa estrangeira, as atuais conquistas anticorrupção da China são "uma grande contribuição paralela com a resolução do problema de alimentação na China, e a grande eliminação da pobreza no país mais populoso do mundo ". Os fatos são contundentes: no mundo de hoje, nenhum país tem os esforços e efeitos anticorrupção da China, e nenhum país pode manter a estabilidade geral da sociedade enquanto luta contra a corrupção e a anticorrupção.

A prática é o único critério para testar a verdade. A prática da Nova China há 70 anos, especialmente desde a Reforma e Abertura, é uma prova incontestável de que apenas o socialismo com características chinesas e nenhuma outra doutrina podem resolver os problemas de desenvolvimento e progresso na China contemporânea. Uma conclusão inabalável alcançada pelo partido e pelo povo com base na história e na realidade.

O caminho para o socialismo com características chinesas não foi fácil e deve prosseguir com determinação. Algumas pessoas não estão dispostas a ver o forte desenvolvimento da China. Sem dizer que, desde o início da Reforma e Abertura, especialmente após a desintegração da União Soviética e as mudanças drásticas no Leste Europeu, a voz da China não tem sido ouvida no cenário internacional. As várias "teorias sobre o colapso da China" nunca foram interrompidas. Porém, em vez de entrar em colapso, a força nacional geral da China e o padrão de vida das pessoas continuam elevando.

Alguns indivíduos responsabilizam o nosso sistema pelos problemas de desenvolvimento da China. De acordo com eles, se a China copiar o modelo de sistema ocidental, o problema será resolvido. Contudo, o que as pessoas viram é que alguns países e regiões em desenvolvimento realizam a "revolução das cores" de acordo com o modelo ocidental, que não traz desenvolvimento econômico, estabilidade política e progresso social, mas turbulência política, divisão social e até a ignorância do país. Estes fatos ratificam o caminho correto que a China trilha e educam profundamente as pessoas do lado oposto: elas não podem andar por estradas velhas, fechadas e rígidas, nem pelo mau caminho de mudança da bandeira.

O pensamento iluminado direciona a nação rumo à uma jornada vívida, e também tem o poder de influenciar o mundo. Nos últimos anos, o livro " Xi Jinping: A Governança da China " entrou na lista dos mais vendidos em muitos países e se tornou livro de cabeçeira para muitos políticos estrangeiros. O ex-primeiro-ministro francês Jean-Pierre Raffarin disse que o livro "esclarece as principais escolhas da China e mostra claramente a ambição e a direção de desenvolvimento da China". Países com diferentes sistemas sociais e diferentes estágios de desenvolvimento podem se inspirar em seu próprio desenvolvimento e progresso mundial. Este é o charme da nova era do socialismo de Xi Jinping, com características chinesas.

19º Congresso Nacional do PCCh promulgou solenemente: com os esforços empenhados durante longo tempo, o socialismo com características chinesas já entrou na nova era, o qual confirma a nova posição histórica do desenvolvimento da China.

70 anos percorridos, o desenvolvimento da China já entrou em uma nova posição histórica e a sua grande revitalização na nação chinesa acolheu uma brilhante perspectiva da concretização sem precedentes. Não devemos ficar orgulhosos por vitória, não devemo-nos afrouxar por êxito, e não devemos nos retirar por dificuldade."

Lembra-se que não muda a situação nacional de que a China ainda se encontra e continua a se encontrar durante um longo tempo na fase inicial do socialismo, nem muda a posição da China no cenário internacional como o maior país em desenvolvimento. O PIB per capita ainda está no nível média no ranking mundial, com grande diferença aos países de alta renda; os problemas do desenvolvimento desigual entre áreas urbanas e rurais e entre regiões ainda existe; a tecnologia fez um grande progresso, mas ainda existem deficiências em áreas primordiais. Temos de compreender firmemente a condição nacional básica, nos baseando solidamente nesta maior realidade e persistindo com firmeza nas teorias, na linha e na estratégia fundamentais do Partido.
Temos que estar cientes de que a principal contradição de nossa sociedade já se transformou na contradição entre as crescentes demandas do povo por uma vida melhor e o desenvolvimento desequilibrado e insuficiente, e apresentou numerosas novas exigências para os trabalhos do Partido e do Estado. A aspiração por uma vida melhor do povo é a nossa meta de luta.

A nação chinesa acolhe o melhor período de desenvolvimento desde sempre. A economia continua a crescer e está se transformando em desenvolvimento de alta qualidade, e seu poder econômico está entre os primeiros países do mundo; as diretrizes e políticas do Partido e do Estado atendem à vontade do povo; o desenvolvimento nacional evoca a confiança cultural de toda a nação e a cultura chinesa enfrenta o mundo com uma atitude aberta e inclusiva, e a coesão nacional e a força centrípeta são significativamente reforçadas; a sociedade chinesa está cheia de vitalidade, e o povo chinês trabalhador está produzindo uma enorme energia criativa; o bem-estar do povo continua a ser melhorada e em breve será concluída a construção integral de uma sociedade moderadamente abastecida; a China conquistou amplo respeito da comunidade internacional e sua influência internacional está aumentando; o povo chinês está orgulhoso de sua autoconfiança.

"Para um partido que luta pelo bem-estar eterno da nação chinesa, o centenário apenas significa a plenitude da vida": este é o "juramento do tempo" do partido de 100 anos que mantém-se fiel à aspiração inicial e tem sempre em mente a sua missão.
A longa marcha dos comunistas chineses está sempre no caminho; o sonho chinês da grande revitalização da nação chinesa está se tornando realidade!  

O pensamento iluminado direciona a nação rumo à uma jornada vívida, e também tem o poder de influenciar o mundo. Nos últimos anos, o livro " Xi Jinping: A Governança da China " entrou na lista dos mais vendidos em muitos países e se tornou livro de cabeçeira para muitos políticos estrangeiros. O ex-primeiro-ministro francês Jean-Pierre Raffarin disse que o livro "esclarece as principais escolhas da China e mostra claramente a ambição e a direção de desenvolvimento da China". Países com diferentes sistemas sociais e diferentes estágios de desenvolvimento podem se inspirar em seu próprio desenvolvimento e progresso mundial. Este é o charme da nova era do socialismo de Xi Jinping, com características chinesas.

19º Congresso Nacional do PCCh promulgou solenemente: com os esforços empenhados durante longo tempo, o socialismo com características chinesas já entrou na nova era, o qual confirma a nova posição histórica do desenvolvimento da China.

70 anos percorridos, o desenvolvimento da China já entrou em uma nova posição histórica e a sua grande revitalização na nação chinesa acolheu uma brilhante perspectiva da concretização sem precedentes. Não devemos ficar orgulhosos por vitória, não devemo-nos afrouxar por êxito, e não devemos nos retirar por dificuldade."

Lembra-se que não muda a situação nacional de que a China ainda se encontra e continua a se encontrar durante um longo tempo na fase inicial do socialismo, nem muda a posição da China no cenário internacional como o maior país em desenvolvimento. O PIB per capita ainda está no nível média no ranking mundial, com grande diferença aos países de alta renda; os problemas do desenvolvimento desigual entre áreas urbanas e rurais e entre regiões ainda existe; a tecnologia fez um grande progresso, mas ainda existem deficiências em áreas primordiais. Temos de compreender firmemente a condição nacional básica, nos baseando solidamente nesta maior realidade e persistindo com firmeza nas teorias, na linha e na estratégia fundamentais do Partido.

Temos que estar cientes de que a principal contradição de nossa sociedade já se transformou na contradição entre as crescentes demandas do povo por uma vida melhor e o desenvolvimento desequilibrado e insuficiente, e apresentou numerosas novas exigências para os trabalhos do Partido e do Estado. A aspiração por uma vida melhor do povo é a nossa meta de luta.

A nação chinesa acolhe o melhor período de desenvolvimento desde sempre. A economia continua a crescer e está se transformando em desenvolvimento de alta qualidade, e seu poder econômico está entre os primeiros países do mundo; as diretrizes e políticas do Partido e do Estado atendem à vontade do povo; o desenvolvimento nacional evoca a confiança cultural de toda a nação e a cultura chinesa enfrenta o mundo com uma atitude aberta e inclusiva, e a coesão nacional e a força centrípeta são significativamente reforçadas; a sociedade chinesa está cheia de vitalidade, e o povo chinês trabalhador está produzindo uma enorme energia criativa; o bem-estar do povo continua a ser melhorada e em breve será concluída a construção integral de uma sociedade moderadamente abastecida; a China conquistou amplo respeito da comunidade internacional e sua influência internacional está aumentando; o povo chinês está orgulhoso de sua autoconfiança.

"Para um partido que luta pelo bem-estar eterno da nação chinesa, o centenário apenas significa a plenitude da vida": este é o "juramento do tempo" do partido de 100 anos que mantém-se fiel à aspiração inicial e tem sempre em mente a sua missão.

A longa marcha dos comunistas chineses está sempre no caminho; o sonho chinês da grande revitalização da nação chinesa está se tornando realidade!  

Nenhum comentário: