terça-feira, 1 de outubro de 2019

BRICS, China/Xi faz revista das forças armadas no Dia Nacional






 

  Beijing, 1º out (Xinhua) -- O presidente chinês, Xi Jinping, fez revista das forças armadas no centro de Beijing na manhã de terça-feira, a primeira dele no Dia Nacional, para marcar o 70º aniversário de fundação da República Popular da China.

Ficando em pé em uma limusine preta Hongqi, com teto aberto, Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, deu a ordem a Yi Xiaoguang, comandante-chefe da parada militar, para começar.

No início da revista, ficando em pé a bordo da limusine que passou lentamente pelas bandeiras agitadas do PCC, da nação e do Exército de Libertação Popular (ELP), Xi observou as bandeiras com total atenção como uma saudação.

Em meio às músicas tocadas por uma banda militar,
a limusine Hongqi se dirigiu a leste ao longo da Avenida Chang'an, onde se alinhavam 15 formações em pé e 32 formações de armamento, que consistem em 15 mil homens e mulheres de serviço, além de 580 unidades de armamento.

Vestindo um terno Mao de gola alta, Xi cumprimenta repetidamente através do microfone: "Cumprimentos a vocês, camaradas!" e "Camaradas, obrigado por seu trabalho duro!". Os soldados responderam: "Cumprimentos ao senhor, presidente!" e "Servir o povo!".

Com "Seguir o Partido! Lutar para vencer! Ter uma conduta exemplar!" os soldados cumprimentaram Xi e exclamaram quando a limusine se dirigia de volta à Tribuna de Tian'anmen.

A revista de Xi é seguida por uma parada militar, a primeira parada do Dia Nacional desde que o socialismo com características chinesas entrou numa nova era, sendo a primeira demonstração pública completa das forças armadas chinesas após sua reforma e reestruturação abrangente.


BRICS, China/15.000 militares participam no desfile do Dia Nacional


desfile militar do 70º aniversário do país exibirá as mais recentes conquistas do processo de modernização do Exército de Libertação Popular (ELP), bem como sua confiança em se tornar uma força militar de classe mundial, o major-general Cai Zhijun, vice-diretor do escritório do grupo dirigente para o desfile militar, disse na terça-feira (24).

Cai disse que o desfile demonstrará a determinação do ELP em salvaguardar a soberania nacional, segurança e os interesses de desenvolvimento, além de manter a paz mundial e a estabilidade regional.

"Isso motivará e encorajará todos os membros do Partido, todos os militares e pessoas de todos os grupos étnicos a trabalhar incansavelmente na realização do sonho chinês de rejuvenescimento nacional", disse ele.

O desfile militar que passa pela Praça Tiananmen será dividido em quatro categorias principais: unidades aéreas de bandeiras, formações de infantaria, equipamentos militares e aeronaves. O desfile durará cerca de 80 minutos.

A mostra incluirá cerca de 15.000 militares, 160 aeronaves, 580 equipamentos militares e 59 formações no total, tornando-se o maior desfile militar da história recente, disse Cai.

Nas 15 formações de infantaria, as tropas marcharão em forma quadrada, representando vários ramos das forças armadas, junto com pesquisadores, mulheres soldados, reservas militares, milícias e forças de manutenção da paz. O batalhão feminino será liderado por duas generais pela primeira vez na história.

As 32 formações para equipamentos militares apresentarão uma variedade de equipamentos para armas de combate marítimas e terrestres, aplicações de defesa aérea e antimísseis, informações e guerra não tripulada, bem como forças de combate estratégicas e logísticas. Muitos equipamentos, como drones não tripulados, estrearão no desfile.

As 12 formações da aeronave incluem unidades de aviões de alerta e controle, bombardeiros, aviões de combate, aviões de combate multirole e helicópteros.

O major-general Tan Min, vice-chefe do Estado-Maior do Comando do Teatro Central do ELP, disse que as armas apresentadas no desfile são fabricadas domesticamente e em serviço, o que representa a capacidade inovadora da pesquisa de defesa chinesa.
As armas também são altamente modernas, com maior precisão, adaptabilidade e eficácia geral de combate, acrescentou.

O coronel sênior Wu Qian, porta-voz do Ministério da Defesa Nacional, disse que um total de 188 adidos militares de 97 países na China estão convidados para a parada militar. Nenhuma tropa estrangeira se juntará ao desfile.

Nenhum comentário: