segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Moçambique e Venezuela reforçam cooperação bilateral

24 Outubro 2015, Jornal Noticias http://www.jornalnoticias.co.mz (Moçambique)

O primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, recebeu ontem em audiência, na capital do país, os enviados do Presidente venezuelano, Nicolas Maduro, num encontro que serviu para fortalecer as relações de amizade e cooperação entre os dois Estados.

“Vimos a Moçambique por uma questão de amizade e solidariedade”, disse o enviado, Samuel Moncada, acrescentando que “trazemos uma mensagem para a área de cooperação que nos foi dada pelo Presidente Maduro”.

Segundo Moncada, a Venezuela manifesta a vontade de apoiar Moçambique na busca de uma paz efectiva e duradoira.

“Vimos também pela paz, pois a Venezuela é um país que ama a paz e neste caso são bem-vindos temas que têm a ver com a paz e estabilidade”, disse o enviado, sublinhando que por muitos anos Moçambique foi um exemplo mundial na manutenção de paz.

“Sabemos que somos dois povos comuns, e também sabemos que Moçambique é um país importante em África. Por isso queremos
cooperar em várias áreas, como por exemplo na diplomacia, comunicações, energia e minérios”, acrescentou Moncada.

Por sua vez, o vice-ministro venezuelano para Assuntos de África, Reinaldo Boniva, afirmou que o seu país pretende fortalecer, cada vez mais, a cooperação entre os povos dos dois países, pois os mesmos são ligados por traços históricos.

“Queremos essa cooperação, sobretudo porque Moçambique é um país líder na região da África Austral e que apresenta um bom crescimento económico”, disse Boniva, adiantando que “somos ligados por um processo histórico comum”.

O Governo de Nicolas Maduro, segundo o vice-ministro, pretende fortalecer o intercâmbio na área da educação, sobretudo no Ensino Superior.

“Igualmente, queremos fortalecer a área de cooperação na Educação e já falámos com o ministro que opera nesta área, ou seja, queremos estar envolvidos no acompanhamento escolar em Moçambique”, afirmou o vice-ministro venezuelano.

---------


China vai continuar a apoiar Moçambique na formação de quadros das FADM
26 de Outubro de 2015,Rádio Moçambique http://www.rm.co.mz (Moçambique)

O Ministro da Defesa Nacional, Atanásio Salvador M’tumuke terminou, sexta-feira, uma visita de trabalho à República Popular da China, à convite do seu homólogo, Chang Wanquan.

A visita do Ministro da Defesa Nacional à China teve como objectivos estreitar os laços de amizade e cooperação existentes entre os dois países no domínio de defesa e assinar acordo de assistência logística às Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) para o biénio 2015-2016.

Durante a sua estadia na China, o Ministro da Defesa Nacional manteve conversações com o seu homólogo, Chang Wanquan e visitou algumas unidades militares chinesas, incluindo estabelecimentos de formação militar e da indústria de defesa.

 No encontro bilateral, entre os Ministros dos dois países, as partes passaram em revista a cooperação bilateral e concluíram que o nível alcançado, desde a última visita do Ministro da Defesa de Moçambique à China, é bastante satisfatório.

Os titulares da pasta de defesa reiteraram a necessidade de elevar as trocas de visitas de alto nível da componente política e das forças armadas e discutiram a necessidade de incrementar a troca de informações no interesse comum. Na ocasião, a China manifestou a disponibilidade de continuar a apoiar Moçambique na formação de quadros de diferentes especialidades das FADM nas academias militares chinesas, incluindo a formação de pessoal de saúde militar ao nível de licenciatura e especialistas.

Igualmente, a China mostrou-se disponível a partilhar a sua experiência de participação em operações de apoio à paz com as FADM. M’tumuke e sua delegação foram ainda recebidos pelo Vice-Presidente da Comissão Militar Central que mostrou a vontade da China em continuar a elevar as históricas relações de cooperação bilateral que datam do tempo da luta armada de libertação nacional.

Por sua vez, Atanásio M’tumuke manifestou a satisfação pelo empenho da China em dar maior atenção à cooperação com Moçambique.


Nenhum comentário: