sábado, 6 de setembro de 2014

Brasil/Milhões de brasileiros e brasileiras já votaram no Plebiscito Popular pela reforma política

5 setembro 2014, ADITAL, Agência de Informação Frei Tito para América Latina http://site.adital.com.br  (Brasil)


Até este domingo, 07 de setembro, estará nas ruas a campanha do Plebiscito Popular para as pessoas respondam a pergunta: "Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana para a Reforma do Sistema Político?” A ideia é que o plebiscito pressione o Congresso Nacional pela convocação de um plebiscito oficial para discutir questões como o financiamento privado de campanhas, a representatividade no Parlamento e os mecanismos de democracia direta.

O Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político já conta com mais de 30 mil urnas distribuídas por todos os estados brasileiros (clique aqui para acessar os locais de votação). Nessa mobilização, mais de 100 mil pessoas trabalham voluntariamente pela coleta de votos, que acontece também pela Internet. Desde o primeiro dia de votação, que se iniciou na última segunda-feira, 1º, o site do plebiscito já teve mais de 3 milhões de acessos. A campanha está
sendo organizada por cerca de 450 organizações dos movimentos sociais e sindicais.

A expectativa é de que candidatos às eleições deste ano também aproveitem o período eleitoral para marcar sua posição em favor da mudança nas regras do sistema político. Nesta quarta-feira, 03, o ex-presidente Lula votou pelo sim em campanha na Bahia. Nos próximos dias, a presidenta e candidata Dilma Rousseff (Partido dos Trabalhadores - PT), além de Eduardo Jorge (Partido Verde - PV) devem registrar o "sim” em favor do plebiscito. A candidata Luciana Genro (Partido Socialismo e Liberdade - PSOL) também já registrou sua manifestação favorável à consulta popular.

Durante entrevista coletiva, que marcou o encerramento da reunião do Conselho Episcopal de Pastoral (Consep), no último dia 29 de agosto, a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou mensagem sobre a Reforma Política. Os bispos reconhecem que "uma verdadeira reforma política melhorará a realidade política e possibilitará a realização de várias outras reformas necessárias ao Brasil, como por exemplo, a reforma tributária”.

A CNBB recorda que "várias tentativas de reforma política foram feitas no Congresso Nacional e todas foram infrutíferas”. Diante disso, une-se a outras entidades e ao povo brasileiro na mobilização Reforma Política Democrática no país.

Entenda a importância da campanha
1.      No atual sistema político, as empresas financiam mais de 90% dos recursos das campanhas eleitorais, os eleitos são controlados pelos interesses delas e não dos cidadãos que votaram.
2.      Como resultado disso, embora sejam apenas 3% da população, os empregadores têm 49% dos representantes na Câmara dos Deputados. Enquanto que os empregados, embora sejam 61% da população, têm apenas 19% dos representantes. Os brancos, sendo 48% da população, têm 92% dos representantes. Os pretos e pardos, sendo 51% da população, têm apenas 8% dos representantes. Os jovens (até 34 anos) são 58% da população, mas apenas 7% no Câmara de Deputados. Os não jovens, de mais do que 34 anos, são 42% da sociedade, mas têm 93% dos deputados. As mulheres são 51% da população, mas têm apenas 8% da representação na Câmara, enquanto os homens, sendo 49% da população, têm 92%.
3.      A média de gasto de campanha dos candidatos a deputado federal eleitos é de 1 milhão de reais. Em alguns estados, como São Paulo, o gasto chega a 4 milhões.
4.      Esses gastos vêm das empresas, que contam, como retorno, o comportamento dos parlamentares no Congresso em defesa dos seus interesses. Só a Friboi tem 41 deputados e sete senadores financiados na ultima eleição. Em 2012, as construtoras Andrade Gutierrez. Queiroz Galvão e OAS lideraram o ranking de doações privadas nas eleições municipais somando 18% do total doados por empresas.
5.      Na eleição atual, entre os 25.329 candidatos, ha 3.658 candidatos jovens, 7.656 mulheres, 2.335 negros, 2.349 empresários, 189 latifundiários e apenas 24 trabalhadores rurais.
6.      Estão travados no Congresso Nacional projetos importantes para o povo, como o da redução da jornada de trabalho para 40 horas, sem redução dos salários. O da expropriação de terras, para efeito de reforma agrária, onde for flagrado trabalho escravo. O de salário igual para trabalho igual entre homens e mulheres.
7.      O Plebiscito consulta a vontade do povo sobre a convocação de uma Assembleia Constituinte exclusiva e soberana para mudar o sistema político, terminando com o financiamento privado e instituindo o financiamento público. Alem de promover o voto por lista, que fortalece os partidos, a cota de candidatos mulheres e jovens.
8.      No último dia de votação, 07 de setembro, será realizado o 20º Grito dos Excluídos, com manifestações de rua por todo o Brasil.

9.      A Secretaria Nacional de coordenação do Plebiscito está situada na Rua Caetano Pinto, 575, Brás, na cidade de São Paulo. O telefone é o 11-21089336. E-mail: plebiscitoconstituinte@gmail.com. Facebook é o: facebook.com/plebiscitoconstituinte

Nenhum comentário: