quinta-feira, 29 de maio de 2014

Delegação de Angola em Timor-Leste para analisar exploração petrolífera

29 maio 2014, Macauhub http://www.macauhub.com.mo (China)
 
Uma delegação da Sonangol Hidrocarbonetos Internacional está desde quarta-feira em Dili para analisar a possibilidade de criação de um consórcio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa para exploração petrolífera em terra em Timor-Leste.

Manuel Teixeira, presidente executivo da empresa subsidiária da estatal petrolífera estatal angolana Sonangol, disse à agência noticiosa Lusa que a deslocação a Dili destina-se a avaliar se as áreas que estão a ser colocadas à disposição têm
efectivamente potencial petrolífero.

Durante a sua estada em Timor-Leste, a delegação da Sonangol Hidrocarbonetos Internacional vai deslocar-se a Suai, na costa sul de Timor-Leste, onde o governo timorense está a desenvolver um projecto de indústria petrolífera.

Em Março passado, o presidente da Timor Gap, empresa petrolífera do Estado timorense, anunciou a intenção de as autoridades timorenses criarem um consórcio com os parceiros da CPLP para exploração petrolífera em terra em Timor-Leste.

São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal já manifestaram interesse na iniciativa, com excepção do Brasil, devido às necessidades internas relacionadas com os seus próprios recursos.

Criada em 2011, a Timor GAP actua em nome do Estado timorense na condução de negócios no sector petrolífero e do gás, incluindo a realização de actividades em terra e no mar, no âmbito nacional e internacional. (macauhub/AO/TL)


Nenhum comentário: