quarta-feira, 7 de maio de 2014

Moçambique/MINED lança semana de acção global de Educação para todos

5 maio 2014, Portal do Governo http://www.portaldogoverno.gov.mz (Moçambique)

Maputo (AIM) – O Ministério de Educação (MINED) lançou hoje em Maputo, capital moçambicana, a Semana de Acção Global de Educação para Todos, também em curso em mais de 100 países do mundo do inteiro, e que decorre sob o tema “Educação e Inclusão”.

A presente edição, que tem como lema “Os mesmos direitos, as mesmas oportunidades. Educação inclusiva para as crianças com deficiência”, visa reconhecer as inúmeras barreiras que as crianças enfrentam no acesso ao ensino e educação, particularmente as
portadoras de deficiência.

Falando durante o evento, o vice-ministro da Educação, Arlindo Chilundo, afirmou que a Semana Global de Acção de Educação para Todos vem renovar o compromisso activo de cada moçambicano para assumir mais responsabilidades perante situações injustas.

Disse ser necessário “reflectirmos sobre as assimetrias existentes no acesso global à educação, compreender as consequências destas desigualdades e adoptarmos uma atitude mais proactiva, com vista a revertemos esta triste realidade”.

Dados sobre a deficiência da Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes ao ano de 2011, indicam que cerca de 24 milhões de crianças portadoras de deficiência encontram-se fora da escola no mundo inteiro.

No país, o censo populacional de 2007 indica que existiam na altura cerca de 470 mil pessoas portadoras de deficiência, o que equivale a dois por cento de uma população calculada em 20 milhões de habitantes.

Por isso, o vice-ministro apela para que todos os moçambicanos façam algo para assegurar que milhões de crianças, jovens e adultos desprovidos de educação deixem de vê-la como apenas um sonho por realizar ou uma promessa por cumprir.

“Devemos ser mais criativos e empreendermos mais para que possamos assegurar uma educação mais inclusiva e de qualidade para todos”, disse.
O governante reafirmou o compromisso em assegurar uma educação básica para todos. “Estamos convictos de que a escola ensina, o que permite a todos nós, encontrarmos soluções para ultrapassarmos os vários obstáculos que dificultam a nossa marcha”.

Por seu turno, o presidente do Conselho de Direcção do Movimento de Educação para Todos (MEPT), Reginaldo Sive, lamentou a falta de observância da legislação que defende os portadores de deficiência no país, não obstante a existência de vários dispositivos para o efeito.

Para impulsionar mudanças, Sive defende que que o governo disponibilize material de ensino adequado e adaptado às crianças portadoras de deficiência, tendo em conta as suas especificidades.

O Movimento de Educação para Todos é uma organização não-governamental que congrega a sociedade civil, sector privado e indivíduos que defendem os direitos de educação, rumo aos objectivos de Dakar, que estabelecem a educação para todos os cidadãos e sociedades até 2015.

A Semana de Acção Global de Educação para Todos será marcada por actividades de carácter académico e cultural e vai terminar com debates envolvendo petizes.

O dia mundial das pessoas portadoras de deficiência é celebrado todos os anos à 3 de Dezembro.

Nenhum comentário: