terça-feira, 27 de maio de 2014

Cabo Verde e Moçambique analisam oportunidades de cooperação

27 maio 2014, Portal do Governo Portal do Governo http://www.portaldogoverno.gov.mz (Moçambique)

 

Maputo -- A análise de novas oportunidades de cooperação, sobretudo na área económica e empresarial, é o objectivo da visita de três dias que Oldemiro Baloi efectua ao arquipélago, segundo fonte do Ministério cabo-verdiano das Relações Exteriores, citada pela Panapress.

No entanto, a fonte diplomática reconhece que, em matéria de cooperação bilateral, 'o saldo é modesto, não obstante a importante comunidade cabo-verdiana em Moçambique'.

A mesma fonte sublinhou que, a nível multilateral, a dinâmica da cooperação bilateral, nos últimos anos, 'tem sido mais forte no quadro da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e em algumas agências e fundos das Nações Unidas'.

As relações entre os dois países conheceram um novo desenvolvimento em Fevereiro passado, quando Cabo Verde e Moçambique assinaram, em Maputo, a capital moçambicana, dois importantes acordos, incluindo sobre isenção de vistos de viagem dos respectivos cidadãos.

Na altura, foi sublinhado que estas medidas irão reforçar o leque dos instrumentos jurídicos que regulam e facilitam as relações de amizade e cooperação entre o arquipélago cabo-verdiano e Moçambique.

O outro acordo rubricado pelas duas partes diz respeito ao Estabelecimento de um Mecanismo de Consultas Bilaterais, que prevê a realização de consultas entre os dois países sobre questões bilaterais e multilaterais de interesse comum.

O acordo vai também criar Grupos de Trabalho, compostos por altos funcionários, representando os ministérios e departamentos governamentais de Cabo Verde e Moçambique, mandatados para analisar áreas específicas de cooperação.

Para o Ministério cabo-verdiano das Relações Exteriores, com esses dois instrumentos rubricados, Cabo Verde e Moçambique pretendem promover e reforçar, numa base sustentável, as suas relações bilaterais e de cooperação a longo prazo.

Nesta sua visita à cidade da Praia, o chefe da diplomacia moçambicana terá encontros de trabalho com o seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Borges, e efectuará visitas de cortesia ao Presidente e ao Primeiro-ministro de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca e José Maria Neves, respectivamente, segundo o jornal 'A Semana' de Cabo Verde.

O chefe da diplomacia moçambicana visitará também, na capital cabo-verdiana, instituições como o Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI), a sede do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), a Escola de Hotelaria e Turismo e a 'Cidade Velha', nome por que é conhecida a Ribeira Grande Santiago, Património Mundial da Humanidade desde 2009.

Oldemiro Balói, que preside actualmente ao Conselho de Ministros da CPLP, deixa a Cidade da Praia na noite de quarta-feira.

Nenhum comentário: